ESTADO DA NAÇÃO: Angola cria 162 mil novos empregos em ano e meio

Presidente João Lourenço anunciou hoje (15) no Parlamento que a luta pela redução da taxa de desemprego é permanente.

PortalMPLA, 15 OUTUBRO 19 (3ª FEIRA) – O Presidente da República de Angola, Camarada João Lourenço, Titular do Poder Executivo, revelou nesta 3ª feira (15), em Luanda, que, de 2018 até Junho deste ano, foram criados no País 161 mil e 997 novos empregos, o equivalente a cerca de um terço dos 500 mil previstos no Programa de Governo do MPLA, para o período 2017/2022.

O Chefe de Estado, que apresentava uma Mensagem sobre o Estado da Nação, na plenária solene de abertura do Ano Parlamentar 2019/2020, na Assembleia Nacional, indicou que 80,3 por cento destes referem-se a empregos criados no sector empresarial público e privado e 19,7% na Função Pública.

O sector do Comércio foi o que mais empregos gerou, seguido pelos da Construção e Obras Públicas, dos Transportes, da Agricultura e da Indústria, sendo que o Sistema Nacional de Emprego formou, no mesmo período, 108 mil e 780 jovens, em 149 especialidades formativas.

O Presidente da República adiantou que “a luta pela redução da taxa de desemprego, através da criação de novos postos de trabalho, deve ser permanente, uma constante da acção do Executivo e seus parceiros, no caso o sector empresarial privado”.

O Programa de Governo do MPLA, para o período 2017/2022, votado nas últimas Eleições Gerais, prevê a promoção do emprego produtivo, remunerador e socialmente útil, através do combate ao desemprego de longa duração de adultos, em particular os activos mais vulneráveis.

/www.mpla.ao

/AB

Veja todas as notícias