56 anos do MPLA: Medalha 10 de Dezembro para veteranos

Dez antigos combatentes e veteranos da Pátria foram outorgados, segunda-feira (10), na Sede Nacional do Partido, em Luanda, com a mais alta distinção do MPLA.  

 

Luanda, 11/12 - No âmbito das comemorações do 56º aniversário da fundação do MPLA, a Direcção do Partido realizou (10), em Luanda, a Segunda Outorga de Medalhas do Sistema de Distinções, aos antigos combatentes e veteranos da Pátria, como forma de reconhecimento do seu desempenho e dedicação na luta de libertação nacional, no plano diplomático e na reconstrução nacional.

A cerimónia, realizada na Sede Nacional do Partido, foi presidida pelo vice-presidente do MPLA, camarada Roberto de Almeida e contou com a participação do secretário-geral, cda. Julião Mateus Paulo “Dino Matrosse”, dos secretários do Bureau Político, dos directores do Comité Central, dos funcionários do aparelho central e vários convidados.

Foram distinguidos os seguintes cidadãos: Ludy Kissassunda, Ruth Neto, Dombele Bernardo, Ambrósio Lukoki, Francisco Deolindo da Rocha “Facho”, António Bernardo Tchinhama “Manhinga”, Jaime Madaleno da Costa Carneiro, Pascoal Pedro da Gama, Francisco Pedro Capapela e Pascoal Francisco Caifalo.

No dizer do camarada Roberto de Almeida, ao usar da palavra, “esta é uma forma de enaltecer as virtudes dos nossos militantes, que, desde muito cedo, se empenharam na defesa do nosso país, na luta pela independência e na reconquista dos nossos direitos como povo livre e soberano”.

Nesta senda, realçou que “a força do MPLA está na firmeza, na convicção e na dedicação dos seus militantes, simpatizantes e amigos, que não poupam esforços para elevar, cada vez mais alto, o nome do Partido e de Angola”.

A Medalha 10 de Dezembro é a de maior hierarquia no Subsistema de Medalhas e constitui a mais alta distinção do Partido, sendo atribuída a personalidades singulares e colectivas, que, de forma abnegada e reiterada tenham contribuído, por mais de 40 anos, para a prossecução dos objectivos defendidos pelo MPLA.

RA/AB

Veja todas as notícias