7.º CONGRESSO EXT.: MPLA garante cobertura jornalística sem restrições

Nota de Imprensa do DIP do Comité Central, emitida nesta 4ª feira, 12, em Luanda, esclarece as regras.

PortalMPLA, 12 JUNHO 19 (4ª FEIRA) – “A Rádio Ecclésia de Angola – Emissora Católica tem vindo a divulgar, nos seus serviços noticiosos, que a cobertura jornalística ao 7.º Congresso Extraordinário do MPLA, a decorrer no próximo sábado, dia 15 de Junho, estará sujeita a sérias restrições, que coarctariam a liberdade de informar e estar informado. O que não é verdade.

Assim, o Departamento de Informação e Propaganda (DIP) do Comité Central do MPLA vem esclarecer o seguinte:

1. Cerca de 400 de jornalistas de órgãos públicos, privados e estrangeiros estão inscritos para a cobertura do congresso, pelo que a organização definiu, conjuntamente com os diferentes meios de difusão massiva, convocados, segunda-feira, dia 10 de Junho, para o efeito, as regras de facilitação da sua actividade.

2. Porque nem todos os jornalistas cabem, em simultâneo, na sala das plenárias do Centro de Conferências de Belas, que comportará dois mil e 591 delegados, pelo risco de prejudicar o bom andamento dos trabalhos, a organização do congresso porá à disposição da mídia um centro de imprensa, com 50 lugares sentados, munido de um ecrã para a visualização e acompanhamento, em circuito fechado e em directo, das sessões de abertura e de encerramento, uma prática universal para situações idênticas.

3. A par disso, estarão à disposição das rádios e televisões públicas, privadas e estrangeiras espaços que funcionarão como estúdios, onde os diferentes órgãos poderão efectuar as suas entrevistas e uma página de fotografias online do congresso, no endereço www.santosug.co.ao, onde os profissionais se registarão, para dela se beneficiarem.

4. À RNA e à TPA caberá, tecnicamente, garantir os sinais de rádio e de televisão às outras estações, não interferindo na qualidade da sua cobertura, pelo que não haverá manipulação de espécie alguma como, de resto, se tenta insinuar, através de comentaristas parciais, que deram voz na emissora católica.

5. O MPLA aproveita o ensejo para reiterar que o 7.º Congresso Extraordinário do Partido é um momento de reflexão e de reafirmação do seu compromisso para com o povo, na busca de soluções para vencer os desafios do momento e do futuro.

MPLA – MELHORAR O QUE ESTÁ BEM, CORRIGIR O QUE ESTÁ MAL

PAZ, TRABALHO E LIBERDADE

A LUTA CONTINUA

A VITÓRIA É CERTA.

Luanda, 12 de Junho de 2019.

O DEPARTAMENTO DE INFORMAÇÃO E PROPAGANDA DO COMITÉ CENTRAL DO MPLA”.

/www.mpla.ao

Veja todas as notícias