Secretária- Geral da OMA Homenageia feitos da Mulher Africana

PortalMPLA, 29 JULHO 19(2ªFEIRA) – A camarada Luzia Inglês Van-Dúnen “Inga”, secretária-geral da OMA, procedeu (27) à abertura das jornadas do Dia da Mulher Africana, na Província de Malanje, localizada na região centro-norte do País.

O 57º aniversário do Dia da Mulher Africana assinala-se a 31 de Julho, sob o lema “Aumentar a Solidariedade com Mulheres Refugiadas, Deslocadas e Retornadas, Promovendo os Seus Direitos e das Suas Famílias”.

A data foi instituída a 31 de Julho de 1962, em Dar-Es-Salaam, Tanzânia, por 14 países e 8 movimentos de libertação nacional, na Conferência das Mulheres Africanas.

A efeméride foi relembrada pela secretária-geral da OMA, com uma homenagem de solidariedade para as mulheres africanas vítimas de conflitos políticos, mormente as mulheres dos Grandes Lagos.

A dirigente felicitou a Organização Pan-africana das Mulheres “OPM”, pelos esforços que tem desenvolvido, principalmente no combate contra a desigualdade do género e todas as políticas que desfavorecem as mulheres.

Luzia Inglês afiançou que “não podemos descansar enquanto não houver equilíbrio na plenitude do mundo, onde homens e mulheres devem partilhar liberdade e igualdade enquanto seres humanos”.

A dirigente destacou a presença massiva de mulheres em cargos a nível das administrações municipais, comunais e no Executivo, incluindo nos tribunais e no Parlamento.

/LN/EM

Veja todas as notícias