ÁFRICA AUSTRAL: Ex-movimentos de libertação reunidos hoje, 18, em Luanda

SG’s dos partidos de Governo de Angola, da África do Sul, da Tanzânia, de Moçambique, da Namíbia e do Zimbabwe abordam questões de interesse comum.

Luanda, 18 MAIO 17 (5ª FEIRA) – Sob a égide do MPLA, partido do Governo em Angola, os secretários-gerais dos antigos movimentos de libertação nacional da África Austral estão reunidos, nesta quinta-feira (18), em Luanda, para a concertação de pontos de vista sobre questões de interesse comum.

Participam na reunião, para além do secretário-geral do MPLA, camarada Paulo Kassoma, os SG’s do ANC da África do Sul, Gwede Mantashe, do Chama-Chá-Mapinduzi (CCM) da Tanzânia, Abdulrahman Kinanada, da FRELIMO de Moçambique, Eliseu Machava, da SWAPO da Namíbia, Nangolo Mbumba e o secretário para a Administração da ZANU-PF do Zimbabwe, Ignatius Chombo.

No seu discurso inaugural, o SG do MPLA declarou que a reunião realiza-se numa altura marcada por alguns focos de tensão na sub-região, nomeadamente, a perturbação da paz em Moçambique e o recrudescimento, na República Democrática do Congo, de um conflito militar que, ao longo dos anos, vem provocando a perda de milhares de vidas humanas, tendo referido que, apesar disso, a paz continuará a estar no centro das agendas.

As reuniões a esse nível, que se realizam duas vezes por ano, são um mecanismo de concertação, para o fortalecimento das relações que unem os antigos movimentos de libertação desses países da região Austral de África, todos actualmente constituídos em partidos de Governo. Esta reunião de Luanda termina ainda hoje com a assinatura conjunta da respectiva acta.

(Na foto, pormenor da Mesa da Presidência)

PortalMPLA/RF/AB Foto: Angop

Veja todas as notícias