AGENDA DO PR: Audiência ao ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia

O Presidente João Lourenço reuniu-se, nesta 2ª feira (05), em Luanda, com Serguey Lavrov.

PortalMPLA, 05 MARÇO 18 (2ª FEIRA) - O Presidente da República de Angola, Camarada João Lourenço, Titular do Poder Executivo, recebeu em audiência, na manhã desta segunda-feira (05), no Palácio Presidencial, em Luanda, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguey Lavrov, que chegou hoje ao País, no âmbito de uma digressão por África.

Durante a audiência, foram tratadas diferentes questões, ligadas ao aprofundamento das relações bilaterais, tendo o Presidente João Lourenço manifestado, em concreto, o interesse de ver a Federação Russa a participar em mais domínios da vida económica angolana, que não apenas, preferencialmente, na exploração diamantífera.

A produção de gás é um desses domínios apontados pelo estadista angolano, como sendo desejável a participação da Rússia.

Sobre o tema, a delegação russa reagiu positivamente e propôs - já na expectativa de uma eventual cooperação futura - que Angola adira ao Fundo dos Países Produtores de Gás.

Na reunião, foi também abordado um pacote de acordos em fase de discussão pelas duas partes, com realce para o documento que validará as equivalências dos diplomas académicos.

Tais acordos em discussão deverão ser concluídos e assinados por altura da visita que o Presidente João Lourenço pensa efectuar à Federação Russa, ainda no decurso do presente ano.

Esta é a primeira visita de Serguey Lavrov à Angola.

/AB

Fonte: CCPR

Veja todas as notícias