AGENDA DO PR: Cooperação angolano/italiana

Comunicado conjunto de 27 de Novembro de 2017, por ocasião da visita oficial do presidente do Conselho de Ministros da Itália, Paolo Gentiloni, a Angola.

                                     

Luanda, 04 DEZEMBRO 17 (2ª FEIRA) – “1 -   A convite de Sua Excelência João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República de Angola, Sua Excelência Paolo Gentiloni, Presidente do Conselho de Ministros da República italiana, realizou uma visita de trabalho à República de Angola, de 26 a 27 de Novembro de 2017.

2 -       As duas entidades reconheceram com satisfação as suas longas e históricas relações bilaterais e reiteraram o seu empenho em reforçá-las, tendo recordado que a Itália foi o primeiro país ocidental a reconhecer a Independência de Angola, aos 18 de Fevereiro de 1976.

3 -       A parte italiana manifestou o seu apoio à política de reformas do novo Executivo angolano, liderado por Sua Excelência João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República e o seu interesse em participar activamente na diversificação da economia angolana.

4 -       As duas partes acordaram em continuar o diálogo político regular a todos os níveis, para o desenvolvimento das relações bilaterais.

5 -       As partes concordaram em acelerar os mecanismos necessários para o reforço da cooperação bilateral em várias áreas. Neste sentido, decidiram que equipas técnicas dos dois países deverão encontrar-se, o mais depressa possível, para trabalharem na inventariação dos acordos e na criação de condições mais expeditas para a sua efectiva implementação.

6 -       As partes decidiram encorajar o estabelecimento de contactos mais intensos entre as estruturas governamentais e privadas dos dois países.

7 -       Durante a visita foram assinados acordos entre empresas angolanas e italianas nos sectores do petróleo e gás.

8 -       Sua Excelência Paolo Gentiloni, Presidente do Conselho de Ministros da República italiana, expressou a sua gratidão pela recepção calorosa que foi dada a Si e à sua delegação durante a sua estadia na República de Angola.

9 -       Sua Excelência Paolo Gentiloni, Presidente do Conselho de Ministros da República italiana, convidou Sua Excelência João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República de Angola, a efectuar uma visita oficial à Itália, o que foi aceite com agrado”.

PortalMPLA/Sede Nacional do Partido

Veja todas as notícias