Agenda do PR: Desenvolvimento de Cabinda e Ciclo Combinado do Soyo

O Camarada Presidente José Eduardo dos Santos orientou, quinta-feira (07), em Luanda, a 7ª Reunião Ordinária Conjunta da Comissão Económica e da Comissão para a Economia Real do Conselho de Ministros, na foto.

 

Luanda, 08 ABRIL 16 (6ª FEIRA) – O Presidente da República de Angola, Camarada José Eduardo dos Santos, Titular do Poder Executivo, orientou, quinta-feira (07), no Palácio Presidencial, em Luanda, a 7ª Reunião Ordinária Conjunta da Comissão Económica e da Comissão para a Economia Real do Conselho de Ministros, na foto.

 

Energia e Águas

 

As referidas comissões analisaram o relatório referente ao ponto de situação dos projectos estruturantes do sector da Energia e Águas, tais como o abastecimento de água à província de Luanda, os aproveitamentos hidroeléctricos de Laúca e de Cambambe e a central de Ciclo Combinado do Soyo.

 

PIP

 

No âmbito dos projectos estruturantes, foi igualmente apreciado o Memorando sobre o Programa de Investimentos Públicos, inserido na Linha de Crédito da China e outros projectos prioritários, que, pela sua dimensão, localização, complementaridade e sustentabilidade, estimulam a competitividade e o crescimento da economia.

 

Desenvolvimento de Cabinda

 

As comissões apreciaram o Relatório de Balanço do Plano de Desenvolvimento da província de Cabinda 2013/2017, que resume as iniciativas de subordinação central e provincial, que foram implementadas durante o período de 2013 a 2015, com vista a desenvolver a capacidade institucional, intensificar a construção de infra-estruturas básicas e urbanísticas, assegurar a estabilidade económica e melhorar as condições de vida das populações.

 

Políticas Fiscal, Monetária e Cambial

 

No âmbito das políticas Fiscal, Monetária e Cambial, foram apreciadas as medidas de gestão e contenção do excesso de liquidez, com o objectivo de controlar a instabilidade que se verifica na fixação de preços, através dos instrumentos à disposição do Banco Nacional de Angola (BNA), para fazer face à liquidez excedentária.

As comissões apreciaram, igualmente, por um lado, o painel de indicadores fiscais, que constitui uma síntese da execução fiscal do Plano de Caixa, referente ao período de 24 a 31 de Março do presente ano e, por outro, o memorando sobre o controlo da rede comercial, tendo em conta os níveis de stock, os indicadores de comércio externo, a produção nacional e o Índice de Preços no Consumidor.

Finalmente, as comissões tomaram conhecimento do memorando sobre a evolução dos mercados monetário e cambial, referente ao período de 21 a 24 de Março de 2016.

PortalMPLA/AB

 

 

 

 

 

Veja todas as notícias