AGENDA DO PR: Discurso na Cimeira sobre o Futuro de África Sustentável

CREATOR: gd-jpeg v1.0 (using IJG JPEG v62), default quality           

 

O Presidente João Lourenço declarou-se optimista, nesta 3ª feira (15), em Abu Dhabi, quanto ao futuro do continente africano.

PortalMPLA, 15 JANEIRO 19 (3ª FEIRA) - O Presidente da República de Angola, Camarada João Lourenço, Titular do Poder Executivo, defendeu nesta terça-feira (15), em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos (EAU), a abolição do analfabetismo e uma maior aposta na electrificação e industrialização do continente africano.

O Chefe de Estado discursava na Cimeira sobre o Futuro de África, um evento de iniciativa das autoridades de Abou Dhabi, com a finalidade de debater o desenvolvimento do continente africano.

O Presidente João Lourenço referiu que a industrialização de África vai evitar a contínua perda de mão-de-obra qualificada, de quadros superiores, de cientistas e de investigadores, para outras paragens, numa aposta que irá impedir, também, que as obras de arte e outras riquezas continuem a sair do continente, em condições desfavoráveis e sem criar, nos países de origem, valor acrescentado e postos de trabalho.

Na cimeira, enquadrada na Semana da Sustentabilidade de Abu Dhabi, o estadista disse que, paradoxalmente, a África, apesar de ser a maior reserva de recursos naturais do Mundo, tem menos capacidade de satisfazer as necessidades básicas das populações.

João Lourenço considerou fundamental atrair para a África o conhecimento, os avanços da ciência e da tecnologia, o capital e o investimento privado, para que as matérias-primas sejam transformadas localmente, advindo daí mais riqueza, bem-estar, emprego e oportunidades de crescimento.

É nessa esteira que o Presidente angolano declarou que vê o futuro de África com optimismo e entende que o sonho de desenvolver o continente é realizável, tendo feito, a propósito, à experiência da Ásia, que, em 50 anos, passou de importador para exportador, competindo com os países do chamado primeiro Mundo.

O Camarada João Lourenço está nos EAU desde sábado (12), em missão oficial, a convite das autoridades locais. Lá, participou, como convidado de honra, numa cerimónia de entrega do prémio “Zayed para a Sustentabilidade”.

/AB

Fonte: Angop

Veja todas as notícias