AGENDA DO PR: Encontro de trabalho com 1.º ministro italiano

O Presidente João Lourenço entrevistou-se, nesta 2ª feira (27), em Luanda, com Paolo Gentiloni.

 

Luanda, 27 NOVEMBRO 17 (2ª FEIRA) – O Presidente da República de Angola, Camarada João Lourenço, Titular do Poder Executivo, manteve, nesta segunda-feira (27), no Palácio Presidencial, em Luanda, um encontro de trabalho com o primeiro-ministro italiano, Paolo Gentiloni, em visita ao País por dois dias.

Em Conferência de Imprensa conjunta, após o encontro, o estadista angolano anunciou que o Governo de Angola pretende que pequenas e médias empresas da Itália invistam no País, para que possam contribuir para a diversificação da economia nacional.

O Presidente João Lourenço fez notar que, desde 2014, verifica-se uma retracção nas trocas comerciais entre os dois países, devido à crise financeira resultante da baixa do preço do petróleo (principal produto de exportação de Angola) no mercado internacional, um quadro que tende a mudar, para melhor.

O primeiro-ministro italiano, por seu lado, disse que a escolha de Angola, para o início da sua digressão pela África, confirma a importância dos laços de amizade existentes entre os dois países, adivinhando muito trabalho pela frente, para a consolidação dos laços de cooperação.

A Itália foi o primeiro país da Europa ocidental que reconheceu, a 18 de Fevereiro de 1976, a Independência Nacional de Angola, proclamada em 11 de Novembro de 1975. As relações diplomáticas datam de quatro de Junho de 1976.

PortalMPLA/AB

Veja todas as notícias