Angola: Presidente do MPLA comemora amanhã 71 anos

Luanda, 27 AGOSTO 13 -  A população angolana, movida pelos feitos do  Presidente da República, Camarada José Eduardo dos Santos, está a promover várias actividades políticas, culturais e desportivas, em saudação ao Seu 71º aniversário natalício, a assinalar-se no dia 28, quarta-feira.  

Um dos pontos mais alto desta ampla movimentação foi a realização da  12ª edição do Troféu Zé Dú  em Hóquei e Patins que decorreu no recém inaugurado pavilhão Palanca Negra Gigante, em Malanje,  e  envolveu as selecções de Angola e Brasil, a par das equipas do Andes Talleres (Argentina) e Liceu de la Corunha (Espanha). De recordar que Angola sagrou-se, mais uma vez, campeã.

Os militantes, simpatizantes e amigos do MPLA, em várias províncias do país, participaram em marchas  em alusão aos 71 anos do Presidente da República, designadamente em Luanda, Malanje, Cabinda, Cunene e tantas outras províncias.

A  OMA, a maior organização feminina do país,  promoveu, de Cabinda ao Cunene, marchas e palestras em prol da saúde da mulher, um dos pressupostos do Plano Nacional de Desenvolvimento 2013-2017, gizado pelo Executivo angolano, liderado pelo Camarada Presidente José Eduardo dos Santos.

Ainda no quadro destas festividades, a OMA realiza (28/8),  no distrito do Sambizanga (Luanda), uma actividade político-cultural, que inclui uma exposição fotográfica sobre a trajectória do Camarada Presidente José Eduardo dos Santos, depoimentos de Seus contemporâneos, momento de solidariedade e convívio com idosos.

O Distrito do Sambizanga,  mais precisamente o Campo Mário Santiago, foi palco, sábado, de uma gradiosa actividade político-cultural, promovida pelo Comité provincial de Luandado MPLA, e presidida pelo camarada Roberto de Almeida, Vice-presidente do Partido.

A JMPLA, com o objectivo de dar o seu contributo na pacificação dos espíritos das famílias angolanas, uniu-se  a Igreja Fé e Libertação e realizaram um culto de acção de graças a favor do Presidente da República,  no pavilhão anexo à Cidadela Desportiva,  com a presença de mais de dois mil fiéis.

Esta organização juvenil realizou, igualmente, marchas e palestras sobre os feitos do Presidente do MPLA, em prol do bem-estar dos jovens, mormente na promoção do diálogo juvenil para a auscultação dos seus problemas.

Nesta mesma senda, a Ajapraz, uma associação humanitária, doou  mais de 30 toneladas de produtos diversos ao povo do Cuito Cuanavale, consubstanciado em  arroz, farinha de milho, açúcar, feijão, sal, sabão e óleo vegetal,  motorizadas, fogão a gás, roupa usada, candeeiros, equipamentos desportivos, enxadas, catanas, computadores portáteis, entre outros produtos.

O Movimento Nacional Espontâneo também associou-se, realizando uma campanha de doação de sangue para acudir os doentes internados no Hospital Provincial do Zaire, em M'banza-Kongo.

 PortalEME/RF

 

 

Veja todas as notícias