Angola realiza investimento público na ordem dos Usd 40 biliões

Dados foram apresentados pelo Secretário do BP do MPLA para a Política Económica e Social, camarada Manuel Nunes Júnior, no VII Congresso Ordinário.

Luanda, 18 AGOSTO 16 (5ªFEIRA) - O Investimento Público realizado pelo país em cinco anos ronda os 40 biliões de dólares norte-americanos (usd), com uma média anual na ordem dos usd 6,5 biliões, informou quinta-feira (18), em Luanda, o Secretário do Bureau Político do MPLA para a Política Económica e Social, camarada Manuel Nunes Júnior (foto).

Segundo o dirigente, que apresentava, no 2º dia dos trabalhos do VII Congresso Ordinário do Partido, a encerrar sábado, a Moção de Estratégia sobre o pressuposto da economia Nacional, este valor representa um esforço de afectação de recursos públicos referente ao período de 2009 a 2015.

O documento apresentado indica que a questão central é a qualidade e a eficiência do investimento realizado, e faz referência particular a existência de sobrecustos e baixas taxas de rendibilidade económica e social, resultantes do investimento público.

Isto justifica uma reforma profunda ao Sistema de Programação e de Gestão do Investimento Público que deverá implementar um modelo de investimento público em que as receitas provenientes do sector petrolífero se deverão acrescentar às receitas tributárias e de financiamento do investimento multilateral, por forma a adequá-lo aos grandes desafios do país.

Referindo-se ao sistema bancário angolano, o camarada Manuel Nunes Júnior considera ser assimétrico, onde apenas quatro bancos detêm 64 porcento dos depósitos da totalidade do sistema.
A Moção de Estratégia é um documento apresentado pelo candidato a Presidente do MPLA, que contém as ideias, propostas e as vias para a aplicação do Programa do MPLA no período do respectivo mandato.

PortalMPLA/ER/DM

Veja todas as notícias