BENGO: Eleições Autárquicas grande desafio para o MPLA

CREATOR: gd-jpeg v1.0 (using IJG JPEG v62), quality = 80

A 1ª secretária do Comité Provincial, camarada Mara Quiosa, orientou, 6ª feira (15), em Caxito, um encontro provincial de formação de formadores. 

 

PortalMPLA, 18 MARÇO 19 (2ª FEIRA) – A primeira-secretária do Comité Provincial do Bengo do MPLA, camarada Mara Quiosa, classificou, sexta-feira (15) na cidade de Caxito, as 1ªs Eleições Autárquicas, previstas para 2020 em Angola, de um dos principais desafios do Partido, no quadro da consolidação da democracia e do reforço das instituições do Estado.

Mara Quiosa usava da palavra na abertura de um encontro provincial de formação de formadores do MPLA para o processo de institucionalização das autarquias locais, no qual participaram dirigentes e quadros locais do Partido.  

Aquela dirigente referiu que, no contexto actual da vida do País, em que não existem ainda as autarquias locais, as comissões de moradores devem ser mais actuantes e dinâmicas, assegurando uma maior participação de cidadãos na gestão de assuntos nas comunidades.

Durante o encontro, os participantes abordaram as temáticas sobre o processo de institucionalização das autarquias locais, sobre a uniformização da linguagem na apresentação e divulgação dos documentos reitores para a selecção dos candidatos aos órgãos autárquicos, sobre a metodologia para a selecção e composição das listas de candidatos do MPLA às eleições autárquicas e sobre o regulamento para as eleições internas dos candidatos do Partido às eleições autárquicas.

Nas Eleições Gerais de 23 de Agosto de 2017, o MPLA venceu por 4/1 no Círculo Provincial do Bengo, litoral-norte de Angola, com 66,90 por cento, dos 102 mil e 556 votos válidos, cabendo-lhe, por isso, quatro dos cinco assentos parlamentares locais.

/www.mpla.ao

/AB

Veja todas as notícias