BP DO MPLA: Comunicado pelo falecimento do camarada Antero de Abreu

O primeiro procurador-geral da República de Angola morreu 4ª feira, 15, em Portugal, por doença, aos 90 anos de idade.

Luanda, 16 MARÇO 17 (5ª FEIRA) – “Foi com bastante pesar que o Bureau Político do Comité Central do MPLA tomou conhecimento do falecimento do Camarada ANTERO DE ABREU, primeiro Procurador-Geral da República de Angola e ex-Deputado à Assembleia do Povo, ocorrido, quarta-feira, dia 15 de Março de 2017, em Viana do Castelo, Portugal, por doença.

Advogado de profissão, o nacionalista ANTERO DE ABREU, que, à hora da sua morte, contava 90 anos de idade, esteve estritamente ligado à defesa de presos políticos em Angola, nos vários processos que se foram sucedendo na época da ocupação colonial portuguesa, particularmente na de Agostinho Neto, em 1955, no Porto, em Portugal, em que foi uma das suas testemunhas.

Na esfera cultural, o Camarada ANTERO DE ABREU ocupou um lugar de destaque na divulgação e promoção da cultura angolana, nomeadamente, no seio da Associação dos Naturais de Angola (ANANGOLA) e na Sociedade Cultural de Angola, onde veiculou as ideias do movimento “Vamos descobrir Angola” e impulsionou iniciativas para a emergência de uma literatura nacional.

No capítulo político-diplomático, exerceu, como último mandato público da sua vida, o cargo de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola na Itália e em Malta.

Nesta hora de dor e de luto, o Bureau Político do Comité Central do MPLA inclina-se perante a memória deste ilustre Patriota e, em nome dos militantes, simpatizantes e amigos do Partido, endereça à família enlutada as suas mais sentidas condolências.

MPLA – COM O POVO, RUMO À VITÓRIA

Luanda, 16 de Março de 2017.

O BUREAU POLÍTICO DO COMITÉ CENTRAL DO MPLA”.

PortalMPLA/Sede Nacional do Partido