Cabinda: Executivo do MPLA apresenta complexo de saúde moderno

ANGOP/AB

Ca Bsaúde

Cabinda, 22/08 - O Presidente José Eduardo dos Santos entregou, segunda-feira (20), ao povo angolano, o Complexo de Ciências e Técnicas de Saúde, localizado no Bairro 04 de Fevereiro, na cidade de Cabinda.

Depois de corte a fita inaugural, o mais alto mandatário da Nação visitou todos os compartimentos do empreendimento, cujas obras tiveram início em Julho de 2010 e foram concluídas dois anos e dois meses depois e que custaram o equivalente a 40 milhões de dólares norte-americanos.

O Complexo de Ciências e Técnicas de Saúde de Cabinda ocupa uma área de quatro hectares, comportando três unidades orgânicas da Universidade Onze de Novembro (UON), designadamente: Faculdade de Medicina, Instituto Superior Politécnico e a Escola de Formação de Técnicos de Saúde.

Distribuição orgânica

A Faculdade de Medicina corresponde a dois edifícios de dois pisos, 10 salas de aulas, uma sala para teleconferências e dois outros pavilhões, sendo um para laboratório e outro para serviços administrativos.

O Instituto Superior Politécnico de Saúde, com quatro edifícios de dois pisos, sendo um para laboratório e outro para serviços administrativos. Os outros dois contam com 15 salas de aulas, um anfiteatro, biblioteca e balneário.

Com 475 alunos, a Escola de Formação de Técnicos de Saúde lecciona os cursos de nível médio e especialidade pós-médio, nas áreas de Enfermagem, Radiologia, Análises Clínicas, Fisioterapia, Farmácia e Estomatologia, possuindo 18 salas.

Adjacente ao Instituto Superior Politécnico de Saúde, encontra-se o edifício de dois pisos, com 32 apartamentos de tipo T2, para professores contratados e investigadores científicos da UON.

Veja todas as notícias