CC DO MPLA: Comunicado Final da 2ª Sessão Extraordinária

Documento apresentado, nesta 6ª feira (25.05.18), em Luanda, pelo secretário do BP para a Informação, camarada Norberto Garcia, na foto.

PortalMPLA, 25 MAIO 18 (6ª FEIRA) – “Sob a presidência do Camarada JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS, Presidente do MPLA, o Comité Central realizou a sua II Sessão Extraordinária, no dia 25 de Maio de 2018, no Complexo Turístico Futungo II, em Luanda.

A reunião realizou-se na sequência da deliberação da V Sessão Ordinária do Comité Central, de 16 de Março de 2018, que mandatou o Bureau Político para proceder a uma profunda reflexão sobre matérias ligadas ao Processo de Transição Política da Liderança do MPLA e, consequentemente, da possibilidade da realização de um Congresso Extraordinário.

No discurso de abertura, o Camarada Presidente referiu que o “MPLA está a viver a fase de transição política ao nível da sua Presidência, que culminará com a eleição de um novo Presidente no próximo Congresso Extraordinário do Partido, em resultado da vontade manifestada pelo actual Presidente de abandonar a vida política no ano de 2018, apesar do seu mandato regular terminar em 2021, por força dos Estatutos do MPLA”.

Destacou ainda que “esta é uma transição que todos desejamos que se processe de forma pacífica, normal e natural, sem quaisquer sobressaltos, demonstrando-se assim a maturidade política do MPLA, como um Partido com mais de 60 anos de existência, que soube sempre superar momentos difíceis, congregar os seus militantes, mobilizar o povo e manter a sua unidade e coesão para alcançar as vitórias mais retumbantes da história moderna de Angola”.

Por último, o Camarada Presidente JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS ressaltou que “as chaves do sucesso do MPLA foram no passado, como são no presente e serão no futuro, a unidade, a capacidade de cerrar fileiras perante as adversidades, a clareza da sua linha política e a determinação em alcançar os objectivos traçados”.

O Comité Central apreciou a informação do Bureau Político, tendo aprovado na plenitude os resultados da III Reunião Ordinária daquele organismo de direcção, realizada a 27 de Abril de 2018, que apontam para a realização do VI Congresso Extraordinário do MPLA, na primeira quinzena do mês de Setembro do corrente ano, ou seja sete de Setembro, de acordo com a proposta de Cronograma, bem como a proposta de candidatura do Camarada JOÃO MANUEL GONÇALVES LOURENÇO, Vice-Presidente do Partido, ao cargo de Presidente do MPLA.

O Comité Central, ao apreciar os documentos que servirão de suporte ao Processo de Transição Política na Liderança do MPLA, aprovou a resolução sobre a realização do VI Congresso Extraordinário, o Cronograma de Acções a desenvolver no quadro da sua preparação, bem como a Resolução que aprova a Metodologia sobre as Modalidades e Formas de Consulta aos Órgãos Intermédios do escalão imediatamente inferior.

O Comité Central recomenda que este processo decorra num contexto de ampla participação dos militantes, para a salvaguarda dos princípios e valores do MPLA, com vista ao reforço da unidade e coesão no seio do Partido.

O Comité Central manifesta a mais elevada gratidão ao Camarada JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS, Presidente do MPLA, pela sua liderança exemplar e inquestionável, reconhecendo os seus feitos na construção de um Partido forte, coeso e promotor das transformações políticas, económicas e sociais, ocorridas na República de Angola.

Deste modo, o Comité Central considera fundamental continuar a destacar a liderança e o espírito humanista do Camarada Presidente JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS, como forma de preservar e enaltecer o seu legado político.

O Comité Central encoraja o Executivo e as demais instituições do Estado a prosseguirem com o Processo de Institucionalização das Autarquias Locais, incentivando-os a continuarem a divulgar e a aprofundar o diálogo com os diferentes segmentos da sociedade, de modo a reforçar o exercício de cidadania e a consolidação do Estado democrático de direito.

O Comité Central apela à vigilância contra todas as acções que possam perturbar o processo político em curso e ao empenho dos militantes, simpatizantes e amigos do MPLA, para os próximos desafios, com realce para o processo de implementação das Autarquias Locais.

Por ocasião da comemoração do dia 25 de Maio, Dia de África, que assinala o 55.º aniversário da fundação da Organização da Unidade Africana, transformada em União Africana, o Comité Central saúda a Nação Angolana e todos os povos do continente e exorta os líderes africanos a empreenderem todos os esforços para debelarem as crises e os conflitos que existem por África, de forma a garantir a paz, a estabilidade e a unidade, visando, deste modo, o progresso e o desenvolvimento dos respectivos povos e países.

Luanda, aos 25 de Maio de 2018.

O COMITÉ CENTRAL DO MPLA”.

/Sede Nacional do Partido

/Foto: DDS