Congresso aprova Moção de Estratégia do Líder

O documento comporta 10 desígnios nacionais, definidos a partir das grandes prioridades do Partido. 

Luanda, 18 AGOSTO 16 (6ªFEIRA) - A Moção de Estratégia do candidato a líder do MPLA, Camarada José Eduardo dos Santos, foi aprovada (18), em Plenária do Congresso.

A sua elaboração foi precedida por um vasto trabalho de avaliação dos resultados obtidos com a implementação de documento similar, aprovado no VI Congresso Ordinário, de 2009, e do diagnóstico estratégico da situação actual de Angola. 

A actual Moção, estruturada para servir de base para a elaboração do Programa de Governo do MPLA, para o período 2017/2022 e do correspondente Plano Nacional de Desenvolvimento, comporta 10 desígnios nacionais, definidos a partir das grandes prioridades do Partido. 

São os seguintes:

1. Consolidar a paz, reforçar a democracia e preservar a unidade e coesão nacional; 2. Promover o desenvolvimento de uma sociedade civil participativa e responsável e assegurar a inclusão política de todos os cidadãos, sem discriminações; 3. Edificar um Estado democrático e de direito, forte, moderno, coordenador e regulador da vida económica e social; 4. Promover o desenvolvimento sustentável, assegurando a inclusão económica e social, a estabilidade macroeconómica e a diversificação da economia nacional, reduzindo as desigualdades; 5. Estimular a transformação da economia, o desenvolvimento do sector privado e a competitividade;

6. Promover o desenvolvimento humano e a qualidade de vida dos angolanos, com a erradicação da fome e da pobreza extrema; 7. Incentivar a criação de emprego remunerador e produtivo, elevando a qualificação e a produtividade; 8. Garantir o desenvolvimento harmonioso do território, promovendo a descentralização e a municipalização; 9. Garantir o fortalecimento e modernização do Sistema de Defesa e Segurança Nacional; 10. Promover o reforço do papel de Angola no contexto internacional e regional.

Esses 10 grandes desígnios nacionais estruturam-se em OBJECTIVOS, que serão prosseguidos através de ACÇÕES.   

PortalMPLA/DM

Veja todas as notícias