Dino Matross: lança terceira obra literária “A PIDE na rota de José Mendes de Carvalho "HojiYaHenda”.

O Secretario Geral do MPLA apresentou (16) em Lisboa a obra literária “A PIDE na rota de José Mendes de Carvalho "HojiYaHenda”.

 Luanda, 18 NOVEMBRO - Osecretário-geral do MPLA, camarada Julião Mateus Paulo “ Dino Matross”, lançou (16) em Lisboa a sua mais recente obra literária intitulada “A PIDE na rota de José Mendes de Carvalho "HojiYaHenda”.Durante a apresentação do livro, em Lisboa, o camarada Dino Matross relembrou o quanto custou a liberdade, reconhecendo a necessidade deestabelecer pontesentre as velhas e as novas gerações.

“ A juventude angolana tem e deve desempenhar um papel importante na preservação da coesão do país”, disse o secretário-geral do MPLA perante a uma plateia que testemunhou o lançamento do livro.

Dino Matross instigou os interessados na Historia de Angola a compararem testemunhos, destacando a importância da diversificação das fontes sobre a Historia contemporânea de Angola. O secretário -geral homenageoutambém os combatentes do MPLA pela coragem e bravura erelembrou que muitos deram as suas vidas em prol de Angola, entre os quais a incontornável figura de HojiyaHenda, morto em combate a 14 de Abril de 1968.

O camarada Dino Matross, agradeceu ao líder do partido e Presidente da Republica, camarada José Eduardo dos Santos, pelo empenho na preservação da memória colectiva material e imaterial. 

Julião Mateus Paulo “Dino Matross”, nasceu em 1942, na província do Bengo, é membro do Comité Central do MPLA desde o primeiro Congressoem (1977), eao Bureau Político. No Congresso de 2003, foi eleito para secretário-geral do MPLA. É formado em engenharia electrónica na Hungria e em direito pela Universidade Agostinho Neto.

Dino Matross emocionou-se ao lembrar o pai, preso pela PIDE em 1961 e cujo paradeiro se desconhece desde então. “Pertenço á geração que cresceu embalada pelo sonho” declarou, destacando as transformações politicas, económicas e sociais em curso  em Angola, que se quer independente e humanista, no respeito pelas diferenças.

PortalMPLA/LM

Veja todas as notícias