Dirigentes e quadros do MPLA em formação política em todo o país

Formação

Neste fim-de-semana, as províncias de Cabinda, do Cuanza-Norte, da Huíla e de Luanda vão realizar seminários de formação política e ideológica, destinados a dirigentes e quadros do Partido.  

 

Luanda, 14/12 – A Direcção do MPLA está a levar a efeito, desde o dia 23 de Novembro último, seminários de formação política e ideológica, destinados aos seus dirigentes e quadros, no sentido de revigorar o estudo político organizado, orientado e sistematizado no seio do Partido.

Depois da realização da sua primeira fase, que reuniu membros do Comité Central, directores, chefes de Divisão e assistentes do CC, membros dos secretariados nacionais da JMPLA e da OMA e formadores da Rede Nacional, os seminários estão já na sua segunda fase, que atinge o nível de província.

Deste modo, neste fim-de-semana, com início hoje, sexta-feira (14), as províncias de Cabinda, do Cuanza-Norte, da Huíla e de Luanda realizam os respectivos seminários, em que participam membros do Comité Central residentes, das comissões executivas e dos secretariados provinciais da JMPLA e da OMA e formadores das redes provinciais.

Os temas em debate são: 1 - “Programa e Estatutos do Partido” (Princípios fundamentais e carácter do MPLA; Orientação ideológica do Partido; Princípios básicos de funcionamento do Partido; Disciplina partidária; Papel de direcção do MPLA);

2 – “Constituição” (Princípios fundamentais; Direitos e deveres fundamentais; Organização do Poder de Estado; Princípios gerais de Administração Pública; Princípios gerais do Poder Local);

3 – “Governação” (Eixos fundamentais do Programa do Governo; Princípios de probidade);

4 – Debate Político (Postura e actuação dos dirigentes e quadros do MPLA; Identificação e actuação junto das organizações políticas e da sociedade civil; Posicionamento perante factos políticos).

Para tal, o Conselho Nacional de Formação Política do MPLA destacou vários dirigentes e quadros para as provinciais acima designadas, aos quais incumbe a responsabilidade da efectivação dos seminários.

Assim, os camaradas Julião Mateus Paulo “Dino Matrosse” (secretário-geral do Partido), Tomas da Silva e Pedro Neri foram escalados para Cabinda, Sérgio Rescova (1º secretário do Comité Nacional da JMPLA), Caetano Baião e Francisco Cristóvão “Chiquinho”, para o Cuanza-Norte, Virgílio de Fontes Pereira (presidente do Grupo Parlamentar), Júlia Ornelas e João Santos Paula, para a Huíla e Ferreira Pinto (secretário do Bureau Político para a Organização e Mobilização), João Melo e Diógenes de Oliveira, para Luanda.  

 

Seminários já realizados

 

No passado fim-de-semana e para exercício idêntico, os camaradas Teresa Gonçalves “Tecas” (directora do Gabinete do SG do MPLA, membro do CC), Nani Vontade e Piedade Júnior trabalharam na província do Bengo; João Martins “Jú” (secretário do BP para os Assuntos Políticos e Eleitorais), Salomão Xirimbimbi e Belarmino Van-Dúnem, em Benguela; Mário Pinto de Andrade (membro do CC), Raúl Lima e José Maria Silva, no Bié.

Os camaradas Manuel Nunes Júnior (secretário do BP para a Política Económica e Social), Artur da Silva Júlio e Francisco Ramos da Cruz trabalharam no Cuanza-Sul; Genoveva Lino (membro do CC), Solange Machado e Domingos Mate, no Cunene; Jorge Dombolo (coordenador da Comissão de Disciplina e Auditoria do CC), Idalina Valente e João Pinto, no Huambo; Paulo Cassoma (membro do BP), Carlos Magalhães e Redento Maia, no Cuando Cubango.

Os camaradas Cândida Celeste (membro do CC), Paulo de Carvalho e Nvunda Salucombo estiveram na Lunda-Norte; João Lourenço (membro do BP), Mário Pinto de Andrade e Manuel Carianga, na Lunda-Sul; Carolina Cerqueira (membro do BP), Reis Cuanga e Mateus Isabel Júnior, em Malanje.

Finalmente, os camaradas Rui Falcão (secretário do BP para a Informação), Reis Júnior e Sérgio dos Santos estiveram na província do Namibe; Joana Lina (secretária do BP para a Administração e Finanças), Pedro da Fonseca e José Maria Varela, no Uíge; Azevedo Júnior, Yaba Alberto e Gomes Furtado, na província do Zaire.

AB

Veja todas as notícias