Faleceu ex-dirigente do MPLA, camarada Bernardo de Sousa

Sousa 

Nota de Imprensa do Secretariado do Bureau Político indicou que o nacionalista angolano morreu hoje (20), em Luanda, aos 77 anos de idade, por doença.

 

Luanda, 20 Junho 13 – Pelo falecimento, hoje, quinta-feira (20), do camarada Manuel Bernardo de Sousa, ex-membro do Comité Central do MPLA, o Secretariado do Bureau Político do Partido divulgou a seguinte Nota de Imprensa:   

“O Secretariado do Bureau Político do MPLA cumpre o doloroso dever de comunicar o falecimento do camarada MANUEL BERNARDO DE SOUSA, ex-membro do Comité Central do Partido, ocorrido hoje, quinta-feira, dia 20 de Junho de 2013, em Luanda, por doença.

O camarada MANUEL BERNARDO DE SOUSA, que contava 77 anos de idade, aderiu ao MPLA em 1958, tendo sido preso, no ano seguinte, pela então polícia política portuguesa, a PIDE/DGS, que o deportou para a célebre Cadeia de Tarrafal, em Cabo-Verde, onde permaneceu até 1969. 

Após a proclamação da Independência Nacional, em 11 de Novembro de 1975, o camarada MANUEL BERNARDO DE SOUSA exerceu, no aparelho central do MPLA, os cargos de director do Departamento de Organização, de Secretário do Departamento de Apoio às Organizações de Massas e do Departamento de Instituição do Poder Popular e foi coordenador do Comité Provincial do Partido em Luanda.

No aparelho do Estado, desempenhou as funções de primeiro-secretário da então Assembleia do Povo, de ministro dos Transportes e Comunicações e as de embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola na Jugoslávia, na Roménia, na União Soviética, na Bulgária, na Mongólia, no Irão, China, dentre outros países.         

Neste momento de dor e de luto, o Secretariado do Bureau Político do MPLA, em nome dos militantes, simpatizantes e amigos do Partido, inclina-se perante a memória de tão ilustre camarada e endereça, à família enlutada, as suas mais sentidas condolências.      

 

PAZ, TRABALHO E LIBERDADE

A LUTA CONTINUA

A VITÓRIA É CERTA.

 

Luanda, 20 de Junho de 2013.

 

O SECRETARIADO DO BUREAU POLÍTICO DO MPLA”.

Veja todas as notícias