Faleceu o camarada Afonso Van-Dúnem “Mbinda”, por doença

O secretário do Bureau Político do Comité Central do MPLA para as Relações Internacionais morreu, nesta sexta-feira (14), em Luanda, por doença. 

 

Luanda, 14 NOVEMBRO 14 (6ª FEIRA) – O Bureau Político do Comité Central do MPLA anunciou, nesta sexta-feira (14), o falecimento do seu secretário para as Relações Internacionais, camarada Afonso Van-Dúnem “Mbinda”, ocorrido hoje, em Luanda, por doença.

Pelo infausto acontecimento, aquele organismo permanente de direcção do Partido, divulgou o seguinte Comunicado:   

“O Bureau Político do Comité Central do MPLA cumpre o doloroso dever de comunicar o falecimento do Camarada AFONSO DOMINGOS PEDRO VAN-DÚNEM “MBINDA”, Secretário do BP do Partido para as Relações Internacionais e Presidente do Conselho de Administração da Fundação Sagrada Esperança, ocorrido hoje, sexta-feira, dia 14 de Novembro de 2014, em Luanda, por doença.

Nacionalista de fortes e grandes convicções, o Camarada AFONSO VAN-DÚNEM “MBINDA”, que contava 73 anos de idade, dedicou toda a sua vida à causa do povo angolano, tendo ingressado nas fileiras do MPLA em 1961, aos 20 anos de idade.

Durante a Luta de Libertação Nacional de Angola, este abnegado dirigente participou na Conferência Nacional do Movimento, em Léopoldville (actual Kinshasa, República Democrática do Congo), em 1962 e foi representante do MPLA em Lusaka, República da Zâmbia e Secretário particular do saudoso Camarada Presidente Agostinho Neto.

Posteriormente, já na Angola independente, o Camarada AFONSO VAN-DÚNEM “MBINDA” ocupou, sucessivamente, os cargos de Director do Gabinete do Presidente Agostinho Neto, de Comissário Provincial de Luanda, de Ministro das Relações Exteriores, de Embaixador na Organização das Nações Unidas e, após as Eleições Gerais de 2012, de Deputado à Assembleia Nacional, funções que suspendeu, recentemente, por incompatibilidade.

Nesta hora de profunda dor, o Bureau Político do Comité Central do MPLA curva-se perante a memória do Camarada AFONSO VAN-DÚNEM “MBINDA” e apresenta à família enlutada, em nome dos militantes, simpatizantes e amigos do Partido, os seus mais sentidos pêsames.

PAZ, TRABALHO E LIBERDADE

A LUTA CONTINUA

A VITÓRIA É CERTA.

Luanda, 14 de Novembro de 2014.

O BUREAU POLÍTICO DO COMITÉ CENTRAL DO MPLA”.

PortalMPLA/Sede Nacional

Veja todas as notícias