Governador constata situação social da população de Nancova

PortalMPLA, 15 AGOSTO 19 (5ª FEIRA) – O Camarada Júlio Bessa, Governador da Província do Cuando – Cubango, realizou, nesta semana, uma visita de constatação, que visou tomar contacto com os principais problemas que afectam a população do Município de Nancova.

Esta visita, a primeira que o governante efectua ao interior da província do Cuando – Cubango, situada no leste de Angola, inserem-se no novo figurino de governação, orientado pelo Camarada João Lourenço, Presidente do MPLA e da República de Angola, que advoga uma governação de proximidade e cada vez mais participativa.

A delegação do camarada Júlio Bessa percorreu mais de 300 kilometros de carro, podendo assim constatar o estado lastimável das vias de acesso ao município, bem como os constrangimentos que causam a vida dos cerca de 21 mil habitantes locais.

Em Nancova, município que ocupa uma área de 10. 310 Km² , o membro do Bureau Político do MPLA, recentemente nomeado Governador do Cuando Cubango, constatou os principais problemas que afectam a população, mormente no domínio da energia e águas, tendo se comprometido a envidar esforço para a sua resolução.

Foram igualmente abordadas questões que se prendem com a falta de sinal dos principais órgãos de comunicação social, a escassez de transportes públicos e outros assuntos ligados ao registo civil das populações, as pensões dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria e a falta de agências bancárias.

Bastante sensibilizado com a situação das populações, garantiu que alguns dos problemas seriam de resolução imediata. Quanto aos que exigem um dispêndio financeiro extraordinário e que não estejam previstos para o presente exercício financeiro, seriam remetidos para os órgãos competentes.

No que diz respeito ao Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), realçou a sua importância, na medida em que o mesmo trará uma melhoria substancial das condições de vida das populações.

A visita de Júlio Bessa a Nancova é o início de um périplo que o levará, igualmente, aos municípios de Mavinga, Cuito Canavale, Cuangar, Calai, Cuchi, Dirico e Rivungo para auscultar as populações e orientar as Administrações Locais na busca de soluções para minimizar os problemas das populações e elevar o seu nível de vida.

     LN/CF

// www.mpla.ao

Veja todas as notícias