HERÓI NACIONAL: MPLA lança programa de comemorações

Vice-presidente, camarada Luísa Damião, depositou, nesta 3ª feira (10), coroa de flores no sarcófago do Fundador da Nação angolana (foto), em Luanda. 

PortalMPLA, 10 SETEMBRO 19 (3ª FEIRA) – A vice-presidente do MPLA, camarada Luísa Damião, depositou, na manhã desta terça-feira, 10, em Luanda, uma coroa de flores no sarcófago do saudoso Presidente Agostinho Neto (foto), dando início, assim, ao programa de comemorações do Dia do Fundador da Nação e do Herói Nacional, a assinalar-se a 17 de Setembro corrente.

A cerimónia teve lugar no Memorial António Agostinho Neto, para onde acorreram os mais altos dirigentes do Partido e individualidades da sociedade civil, que prestaram, igualmente, homenagem ao primeiro Presidente da Angola livre, que proclamou a sua independência do colonialismo português em 11 de Novembro de 1975.

Logo após o acto de deposição, Luísa Damião, que chamou Agostinho Neto de “figura incontornável da história de Angola”, declarou à Imprensa que é missão do MPLA continuar a divulgar os feitos do homem que, desde 1962, conduziu a Luta de Libertação Nacional, cuja obra tem vigência até aos dias de hoje, nas dimensões política, cultural, económica e cultural.

Nessa senda exortou que “devemos homenagear o primeiro Presidente de Angola todos os dias, com os nossos actos, com o combate às más práticas e com um bom comportamento, pois que – como sublinhou – “deixou-nos um legado bastante importante, que devemos transmitir às novas gerações”.

A propósito, o Bureau Político do MPLA orientou que, em saudação à efeméride, todos os comités provinciais do Partido devem realizar actividades políticas, culturais, desportivas e recreativas, em toda a dimensão do território de cada província, com o envolvimento massivo das populações locais.

Em Luanda, na sexta-feira, 13, às 15H00M, os camaradas Lopo do Nascimento e Rodeth Gil, antigos dirigentes do MPLA, vão animar, nas instalações do Comité Provincial do Partido, uma palestra sobre “a vida e obra do Dr. Agostinho Neto no contexto actual”.

No dia seguinte, às 09H00M, será a vez de o Centro Cultural Dr. Agostinho Neto, na vila de Catete, município de Icolo e Bengo, albergar um sarau músico-cultural, que estará aberto ao público.

/www.mpla.ao

/JA/AB

/Fotos: DDS

Veja todas as notícias