HERÓI NACIONAL: VP do MPLA reverencia Agostinho Neto na aldeia de Kaxicane

Camarada Luísa Damião visitou a casa onde nasceu, há 97 anos, o Fundador da Nação Angolana.

PortalMPLA, 14 SETEMBRO 19 (SABÁDO) – A vice-presidente do MPLA, camarada Luísa Damião, desdobrou-se, neste sábado (14), no município luandense de Icolo e Bengo, numa intensa agenda de trabalho, no âmbito das comemorações do Dia do Fundador da Nação e do Herói Nacional.

Primeiramente, aquela dirigente participou num culto de acção de graças ao Fundador da Nação Angolana, o saudoso Camarada Presidente Agostinho Neto, na Igreja Metodista Unida de Kaxicane, tendo, em acto contínuo, prestado tributo àquela destacada figura, em frente à residência onde nasceu, a 17 de Setembro de 1922.

Seguidamente, Luísa Damião deslocou-se à vila de Catete, sede do município de Icolo e Bengo, onde participou, conjuntamente com outros dirigentes do Partido, num sarau músico-cultural, no anfiteatro do respectivo Comité Municipal do Partido, regado, essencialmente, com melodias e poesias de intervenção, que fizeram com que os presentes recuassem no tempo e se remetessem à génese do MPLA, durante a luta de libertação nacional de Angola, contra o jugo colonial português.

Na abertura da actividade, a dirigente qualificou o momento de valor e símbolo histórico especiais, por tudo aquilo que representa Agostinho Neto na vida do povo angolano, ele que – como disse – é o símbolo máximo da determinação e da construção de uma Angola próspera e desenvolvida, onde homens e mulheres devem caminhar unidos, para a consolidação da unidade nacional e da democracia.

Aquela dirigente afirmou que o pensamento estratégico de Agostinho Neto encoraja o povo angolano a prosseguir a cruzada contra a corrupção, o nepotismo, a bajulação, a impunidade e outras práticas nocivas ao desenvolvimento sustentável e ao bem-estar das populações angolanas.

Luísa Damião defendeu que uma das formas de honrar o legado do Presidente Neto é trabalhar arduamente, para que o MPLA continue a ser o fiel depositário do voto de confiança do povo angolano. A VP fez-se acompanhar pelo secretário-geral do MPLA, camarada Paulo Pombolo e por outros dirigentes, responsáveis e quadros do aparelho central do Partido.

/www.mpla.ao

/LN/AB

/Foto: DG

Veja todas as notícias