HUÍLA: Comunicado Final da Jornada Política Aberta do SBP do MPLA

A vice-presidente do MPLA, camarada Luísa Damião, fechou o programa de três dias com um grandioso comício popular, sábado (13), na cidade do Lubango.

PortalMPLA, 13 ABRIL 19 (SÁBADO) – “Sob a orientação do Presidente do MPLA, Camarada João Manuel Gonçalves Lourenço, o Secretariado do Bureau Político do Partido realizou uma visita de trabalho à província Huíla, no período de 11 a 13 de Abril de 2019, com o objectivo de avaliar o estado de organização e funcionamento das estruturas do MPLA, bem como da implementação do Programa de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2018/2022.

(Na foto, momento em que o secretário do BP para a Informação, camarada Paulo Pombolo, apresentava o comunicado/balanço da Jornada Política Aberta à Huíla).

A delegação do Secretariado do Bureau Politico foi dirigida pela camarada Luísa Pedro Francisco Damião, vice-presidente do MPLA, que orientou uma reunião do SBP, em que participaram membros da Comissão Executiva do Comité Provincial do Partido na Huíla, na qual foram avaliados aspectos inerentes à organização e funcionamento das estruturas do Partido, bem como a situação económica e social da província, com base numa informação detalhada, apresentada pelo camarada Luís Manuel da Fonseca Nunes, membro do Bureau Político e primeiro-secretário provincial do MPLA.

O Secretariado do Bureau Político aproveitou a ocasião para visitar obras de reabilitação das vias, das infra-estruturas do casco urbano, que vão permitir uma melhor circulação, a construção do colector principal de águas residuais, as futuras instalações da Faculdade de Medicina, as obras da Central Térmica da Arimba, a Centralidade da Quilemba e a Maternidade Irene Neto.

No quadro da visita à província da Huíla, a delegação do Secretariado do Bureau Político visitou, igualmente, dois municípios, tendo aí se inteirado da situação económica e social das populações locais e mantido encontros com militantes, simpatizantes e amigos, no âmbito do reforço da interacção e articulação dos dirigentes com as organizações de base.

A camarada vice-presidente do MPLA chefiou a equipa que foi para a Humpata e o camarada secretário-geral do Partido, Álvaro de Boavida Neto, encabeçou a equipa que foi para Chibia.

A delegação do Secretariado do Bureau Politico visitou a Universidade Mandume-ya-Ndemufayo, onde manteve um encontro interactivo com a comunidade académica. Na ocasião, a camarada Luísa Pedro Francisco Damião, vice-presidente do MPLA, fez uma prelecção onde ressaltou o papel e a importância da universidade na promoção do desenvolvimento de Angola, tendo enaltecido a relevância que o MPLA confere às questões inerentes à formação de quadros, elemento decisivo na construção de uma nova Angola.

Ainda na sequência da estadia da delegação do Secretariado do Bureau Político na província da Huíla, a camarada vice-presidente manteve encontros de cortesia com autoridades tradicionais e entidades eclesiásticas, nomeadamente, representantes das igrejas Católica, IESA, Metodista, IECA e Adventista do 7.º Dia, nos quais foram abordadas questões de interesse comum.

A ocasião foi, igualmente, aproveitada para a camarada Luísa Damião, vice-presidente do MPLA, proceder ao Acto de Lançamento do Processo das Assembleias de Militantes de Balanço e Renovação de Mandatos ao nível das organizações de base, no qual foram transmitidas orientações inerentes às tarefas imediatas do Partido para o presente ano. Nas mensagens, apresentadas pelo primeiro-secretário provincial e pelo representante dos comités de acção do Partido (CAP’s), os militantes manifestaram apoio à realização do 7.º Congresso Extraordinário do MPLA e saudaram a existência de eleições internas para a selecção de candidatos do MPLA, no âmbito da realização do processo autárquico.

A visita do Secretariado do Bureau Político à província da Huíla terminou com a realização de um acto político de massas em apoio a realização do 7.º Congresso Extraordinário do Partido, a decorrer em Luanda, no dia 15 de Junho do corrente ano, sob o lema ‘MPLA E OS NOVOS DESAFIOS’.

Durante a estadia da delegação do Secretariado do Bureau Político e em todos os encontros realizados, os militantes manifestaram apoio incondicional ao Camarada João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente do MPLA e da República de Angola e encorajam-no a prosseguir no combate contra a corrupção, o nepotismo, a bajulação e a impunidade e na busca de soluções para a criação de condições, visando o desenvolvimento económico e social do País, melhorando, deste modo, as condições de vida das populações.

Os membros do Secretariado do Bureau Político consideraram de positiva a visita à província da Huíla, consubstanciada numa Jornada Política Aberta, enquadrada na nova dinâmica, o que permitiu constatar in loco o nível de funcionamento das estruturas do Partido e o contacto directo com os militantes e a população em geral.

MPLA – MELHORAR O QUE ESTÁ BEM, CORRIGIR O QUE ESTÁ MAL

Lubango, 13 de Abril de 2019”.

/www.mpla.ao

/Foto: DG