JOÃO LOURENÇO: Benguela pode ser “a Califórnia de Angola”

O candidato do MPLA a Presidente da República, Camarada João Lourenço, disse, sábado (08), que “os benguelenses são bons trabalhadores”.

 Luanda, 10 JULHO 17 (2ª FEIRA) - O candidato do MPLA a Presidente da República, Camarada João Lourenço, disse acreditar, sábado, 08, que Benguela pode ser “a Califórnia de Angola”, a província que mais contribua para a Produto Interno Bruto (PIB) do País.

Califórnia é o mais populoso dos 50 estados dos Estados Unidos da América, com 37 milhões, 253 mil e 956 habitantes, o maior centro industrial e líder nacional na produção de produtos agro-pecuários. Das 20 maiores cidades dos EUA, quatro estão localizadas na Califórnia: Los Angeles, São José, San Diego e São Francisco.

O PIB representa a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos, neste caso, num país, durante um período determinado (mês, trimestre, ano etc.). É um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia, com o objectivo de quantificar a actividade económica de uma região.

João Lourenço, que discursava no 20.º acto da sua apresentação pública à população local, referiu-se à necessidade de se repor as capacidades produtivas da província, em todos os domínios da economia não petrolífera, nomeadamente, no agro-negócio, na indústria, nas pescas e no turismo.

Segundo sua convicção, há condições objectivas e subjectivas para que esse desiderato se materialize, o que fará de Benguela “a Califórnia de Angola, quer dizer a província que mais contribua para o PIB do País”.

A redinamização das valências económicas existentes na província terá como maiores beneficiários os jovens, por causa da inerente abertura de milhares de postos de trabalho, pelo que essa responsabilidade está colocada, também, sobre os ombros do sector privado.

Nas palavras do candidato do MPLA, isso pode ser perfeitamente assumido, porquanto – como disse - “os benguelenses são bons trabalhadores”.

PortalMPLA/JN/AB

Veja todas as notícias