LUANDA: Convocatória do 6º Congresso Extraordinário do MPLA apresentada em todo o país

CPP das 18 províncias realizaram, sábado (07), actos políticos de massas.

PortalMPLA, 09 JULHO 18 (2ª FEIRA) – O acto de apresentação pública da convocatória do 6º Congresso Extraordinário do MPLA, previsto para 8 de Setembro deste ano, foi realizado sábado,07, em todas as províncias e municípios do país.

Essas actividades decorreram sob orientação do Secretariado do Bureau Político do MPLA que, na sua reunião de 26 de Junho deste ano, aprovou o plano de realização do acto político nacional de convocação do conclave.

Durante esses eventos, nacional, provincial e municipal, as intervenções dos principais dirigentes abordaram, entre outros assuntos, o papel desempenhado pelo Camarada Presidente José Eduardo dos Santos, ao longo dos anos, assim como realçaram a figura do Camarada João Lourenço, como candidato à Presidente do MPLA.

Na província do Bengo, a primeira-secretária do CPP, camarada Mara Quiosa, apelou aos militantes para se engajarem, de forma activa e efectiva, na implementação do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2018-2022, concebido como veículo principal de estabilidade económica e social do país.

No Moxico, centenas de militantes do MPLA participaram no acto político de massas em apoio a convocação do 6º Congresso Extraordinário.

O evento foi orientado pelo primeiro-secretário do CPP, camarada Gonçalves Muandumba, para quem o conclave vai reforçar a unidade e coesão no seio do Partido.

Na província do Uíge, o primeiro-secretário do CPP, camarada Pinda Simão, solicitou maior empenho dos militantes, quadros e dirigentes do Partido, nas tarefas preparatórias do conclave.

Aos quadros e dirigentes, o dirigente orientou a primarem pelo espírito patriótico, de modo a garantirem o bem-estar de todos.

Na província do Bié, o primeiro-secretário do CPP, camarada Boavida Neto, pediu também maior firmeza, unidade e coesão nas estruturas partidárias, reiterando que o país vai observar, em Setembro próximo, uma nova fase na história do Partido que, desde muito cedo, comprometeu-se em trabalhar para o fortalecimento do estado angolano e para o bem-estar dos cidadãos.

Na circunscrição de Benguela, o primeiro-secretário do CPP, camarada Rui Falcão, disse que as autarquias devem melhorar a participação democrática das pessoas e garantir o desenvolvimento das localidades.

O Comité Provincial do MPLA na Lunda-Norte reiterou o seu apoio incondicional a candidatura de João Lourenço à liderança do partido.

Na Lunda-norte, o primeiro-secretário do CPP, camarada Ernesto Muangala, considerou fundamental a participação dos militantes, simpatizantes e amigos do Partido no processo de transição pacífica do poder no MPLA.

O dirigente enalteceu as qualidades do Camarada Presidente José Eduardo dos Santos, na condução dos ideais do Partido e na unidade da nação.

Em Malanje, o primeiro-secretário do CPP, camarada Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”, afirmou que o MPLA defende o desenvolvimento integral das famílias, através da melhoria das suas condições de vida, promovendo mais oportunidades para os jovens, igualdade do género, protecção e valorização das crianças e idosos.

No Cuanza-Norte, os militantes do MPLA que exercem cargos de responsabilidades foram exortados, na cidade de Ndalatando, a servirem de exemplo positivos de gestão e boas práticas governativas, visando impulsionar o combate à corrupção e ao nepotismo, males que atrapalham o desenvolvimento social e económico do país.

A exortação foi feita pelo primeiro-secretário do CPP, camarada José Maria dos Santos, durante o acto político de massas em saudação a convocação do 6º Congresso Extraordinário do Partido.

Entretanto, o acto nacional de apresentação pública da convocatória foi realizado na província do Cunene, cuja cerimónia foi presidida pelo secretário-geral do MPLA, camarada Paulo Kassoma.

À margem do evento central, Paulo Kassoma recebeu em audiência vários membros da sociedade civil daquela parcela do território nacional.

/JC

Foto: DG

Veja todas as notícias