LUANDA: MPLA vive momento histórico

CREATOR: gd-jpeg v1.0 (using IJG JPEG v62), quality = 80Partido está a preparar transição política exemplar na sua liderança.

PortalMPLA, 08 JUNHO 18 (6ª FEIRA) – O MPLA, maior Partido de Angola, está a preparar uma transição política exemplar na sua liderança, na sequência da vontade manifestada pelo actual Presidente, Camarada José Eduardo dos Santos, de, apesar do seu mandato terminar apenas em 2021, abandonar a vida política activa no ano de 2018.

No dia 16 DE MARÇO DE 2018, reunido em sessão ordinária, o Comité Central do MPLA mandatou o Bureau Político para proceder à uma reflexão sobre matérias inerentes ao processo de transição política da liderança do MPLA e, consequentemente, da possibilidade de realização de um Congresso Extraordinário.

A 25 de Maio, o Comité Central, orgão deliberativo máximo do MPLA no intervalo dos congressos, aprovou uma Resolução sobre a realização do VI Congresso Extraordinário do MPLA, devendo o conclave acontecer na primeira quinzena do mês de Setembro, com o objectivo de proceder à eleição de um novo Presidente do MPLA.

Em 1979, o Camarada José Eduardo dos Santos chegou à liderança do Partido na sequência do desaparecimento físico do Camarada António Agostinho Neto, então Presidente.

Neste momento, diferentemente do anterior, o Partido prepara a passagem de testemunho entre o actual e o futuro presidente do MPLA, ambos vivos, facto inédito e histórico.

O Camarada Presidente José Eduardo dos Santos liderou o MPLA durante mais de 50% do tempo de existência do Partido, tornando-o cada vez mais capaz de continuar a interpretar fielmente os legítimos anseios dos angolanos, facto que transforma esta transição num momento ímpar na trajectória do MPLA.

Com a realização das Eleições Gerais, em Agosto de 2017, ganhas pelo nosso Partido, o MPLA e o nosso Candidato, assistiu-se à uma exemplar transição a nível da mais alta magistratura do País, com o Camarada João Lourenço a suceder o Camarada José Eduardo dos Santos, na presidência da República.

Por iniciativa do Presidente do MPLA, o Partido está a viver, igualmente, uma fase de transição política ao nível da sua liderança, que culminará com a eleição de um novo presidente, no VI Congresso Extraordinário do Partido, o Camarada João Lourenço, actual Vice-Presidente do MPLA e Presidente da Repúplica de Angola.

O Camarada Presidente JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS, a respeito, considera que “esta é uma transição pacífica, normal e natural, sem quaisquer sobressaltos, demonstrando-se assim a maturidade política do MPLA, como um Partido com mais de 60 anos de existência, que soube sempre superar momentos difíceis, congregar os seus militantes, mobilizar o povo e manter a sua unidade e coesão para alcançar as vitórias mais retumbantes da história moderna de Angola”.

Nesta senda, os militantes, simpatizantes e amigos do MPLA devem cerrar fileiras em torno do Partido e dos seus ideiais, reforçando a sua unidade e coesão interna, participando de forma activa nas actividades de preparação e realização do VI Congresso Extraordinário.

CF

Veja todas as notícias