Lubango tem novo secretário municipal da JMPLA

PortalMPLA, 28 Julho 19 (DOMINGO) - O Camarada Edson Somaviye Sapalo foi eleito sábado, 27 de Julho 2019, ao cargo de 1º secretário municipal da JMPLA do Lubango, província da Huíla, para o mandato 2019/2024, com 170 votos a favor, o que corresponde a 69,6%, durante a X Assembleia Ordinária de Balanço e renovação de mandatos.

Com a conquista, o camarada Edson Somaviye Sapalo, substitui o Cda Victor Pacheco, que exerceu as mesmas funções durante 9 anos.

A X Assembleia elegeu ainda 32 delegados à Conferencia Ordinária de Balanço do Comité Municipal do MPLA do Lubango, 75 membros efectivos do Comité Municipal da JMPLA do Lubango e 25 membros suplentes, 39 delegados a XI Assembleia Ordinária de Balanço e Renovação de mandatos do Comité Provincial da JMPLA da Huíla.

Foram ainda eleitos os 4 candidatos a membros do Comité Provincial da JMPLA da Huíla e igual número de delegados ao VIII Congresso Ordinário da organização juvenil do MPLA.

A assembleia reafirmou que a habitação social e o desemprego ainda constituem um dos maiores problemas que a juventude atravessa, pelo que, sugere aos órgãos da Administração Local do Estado a implementação de políticas para o efeito, de forma a facilitar o acesso.

Face ao nível elevado de delinquência juvenil, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e outras substâncias psicotrópicas, a X Assembleia, apelou a juventude à mudança de atitudes e a denunciarem condutas que coloquem em causa o bem-estar e harmonia das comunidades.

Atendendo as dinâmicas sociais, a X Assembleia concluiu que haja no seio da juventude um grande interesse pela contínua formação académica e técnico-profissional.

Que haja maior atenção dos órgãos da administração local do Estado às políticas de implementação de espaços para ocupação dos tempos livres da juventude, bem como, recomendou aos jovens a preservar os espaços já existentes.

No âmbito do programa de investimentos públicos, os presentes recomendam maior atenção às comunas e aos bairros do município do Lubango. Os delegados à X Assembleia da JMPLA do Lubango encorajaram o Executivo a prosseguir com os esforços no combate à corrupção, nepotismo, bajulação e impunidade no seio da sociedade angolana.

O primeiro secretário eleito, cda Edson Somaviye Sapalo, disse estar consciente de ser uma caminha difícil, atendendo as particularidades do município e da cidade do Lubango, que é por excelência académica e com uma juventude bastante interventiva da vida social. Dai, vai procurar dialogar melhor para que os anseios da juventude tenham respaldo junto das instâncias competentes.

Empenho demonstrado

O empenho e dedicação demonstrada pela direcção cessante do Comité Municipal da JMPLA do Lubango foram enaltecidos pelo primeiro secretário municipal local do MPLA, Camarada Armando Vieira, ao discursar na abertura da X Assembleia Municipal Ordinária da organização juvenil do Maioritário.

"Temos confiança e certeza que muitos deles que forem chamados a desempenharem outras tarefas o farão com eficácia e eficiência política e outras que se impõem, porque todos sabemos que a JMPLA é uma escola, viveiro dos futuros quadros do MPLA". O primeiro secretário municipal do MPLA do Lubango, Camarada Armando Vieira, apelou os militantes da JMPLA, a participarem activamente na Campanha de moralização da sociedade, lançada em Abril último pelo Partido.

O Cda Armando Vieira afirmou que a campanha que decorre sob o lema "Combater a corrupção, o nepotismo e a impunidade é garantir um futuro melhor e bem-estar das famílias angolanas", deve continuar a merecer a atenção de toda a sociedade e a participação da Organização juvenil do MPLA é vital.

Os jovens militantes da JMPLA foram ainda exortados pelo primeiro secretário municipal do MPLA do Lubango, Armando Vieira, para a necessidade de continuar a manter a fidelidade aos ideais do Partido e ao CAMARADA PRESIDENTE JOÃO MANUEL GONÇALVES LOURENÇO.

Veja todas as notícias