LUTO: Faleceu o camarada Agostinho José Neto, membro do CC do MPLA

Comunicado do Bureau Político do Partido, divulgado nesta 4ª feira (20) em Luanda.

 

Luanda, 20 SETEMBRO 17 (4ª FEIRA) – “O Bureau Político do MPLA cumpre o doloroso dever de comunicar o falecimento do Camarada AGOSTINHO JOSÉ NETO, antigo combatente e membro do Comité Central do Partido, ocorrido terça-feira, dia 19 de Setembro de 2017, em Lisboa (Portugal), por doença.

Ex-preso político, o Camarada AGOSTINHO JOSÉ NETO, que, à data da sua morte, contava 71 anos de idade, integrou-se nas fileiras do MPLA em Março de 1963, tendo participado activamente na Luta Armada de Libertação Nacional, que culminou com a proclamação da Independência de Angola, em 11 de Novembro de 1975.

Oficial general reformado das FAA, depois da ascensão do País à Independência deu o seu prestimoso contributo à preservação do Estado angolano, nomeadamente, nas FAPLA (Forças Armadas Populares de Libertação de Angola – então exército nacional único), onde exerceu funções de destaque, como a de Comissário Político da Defesa Antiaérea e a de Director do Gabinete do Chefe do Estado-Maior General.

No domínio da Magistratura, o Camarada AGOSTINHO JOSÉ NETO foi Procurador do Tribunal Popular Revolucionário, nas décadas de 1970 e 1980 e, posteriormente, Juiz do Tribunal Militar das Forças Armadas.

Pelo infausto acontecimento, o Bureau Político do MPLA curva-se diante da memória deste valioso filho da Pátria e, em nome dos militantes, simpatizantes e amigos do Partido, endereça à família enlutada e à Liga Angolana dos Ex-Presos Políticos, de que era Presidente, as suas mais sentidas condolências.

As cerimónias fúnebres terão lugar em data a anunciar oportunamente.

PAZ, TRABALHO E LIBERDADE

A LUTA CONTINUA

A VITÓRIA É CERTA.

Luanda, 20 de Setembro de 2017.

O BUREAU POLÍTICO DO MPLA”.

PortalMPLA/Sede Nacional do Partido

 

Veja todas as notícias