Luzia Inglês condecorada com Medalha "Ana Betancourt" de Cuba

PortalMPLA, 9 DEZEMBRO 19 (SEGUNDA-FEIRA) - A Secretária-Geral da Organização da Mulher Angolana (OMA), Camarada Luzia Inglês "Inga" foi condecorada, na tarde de hoje (9), em Luanda, com a Medalha da Ordem "Ana Betancourt" pela Federação de Mulheres Cubanas (FMC) .

A distinção foi entregue durante uma cerimónia prestigida pelo Secretário-Geral do MPLA, Camarada Paulo Pombolo e constitui a maior  honraria conferida a cidadãs cubanas ou estrangeiras cujo trabalho desenvolvido seja um contributo importante para o seu povo ou para a humanidade.

Na justificativa para a homenagem, a Secretária-Geral da FMC,  Maria Teresa disse que,  Luzia Inglês foi distinguida por possuir uma extensa trajectória revolucionária e ampla história de luta na guerra para a Independência de Angola.

A dirigente cubana acrescentou que a concessão da homenagem a Camarada Inga,  foi uma iniciativa da  FMC,  pelos feitos como mulher , política , guerrilheira e combatente que no seu percurso de vida alcançou elevadas patentes militares.

Em seu discurso de agradecimento,  Luzia Inglês ressaltou o seu regozijo com a premiação e  apontou que a Medalha da Ordem "Ana Betancourt" tem um significado muito especial  porque representa uma figura excepcional e de  indubitável relevância nas origens do movimento feminista cubano e que soube resistir às consequências da prisão e do desterro.

Estiveram presentes no acto membros do Secretariado do Bureau Político do MPLA, deputadas a Assembleia Nacional, antigas guerrilheiras, a embaixadora de Cuba em Angola, Esther Glória Cárdenas e altos funcionários desta representação diplomática .

DN/HT

Fotos :DG

/www.mpla

Veja todas as notícias