Mega comício do MPLA torna “11 de Novembro” pequeno

O mega comício do MPLA, organizado (23) pelo Comité Provincial de Luanda do Partido, mobilizou muitos dos seus milhões de militantes, simpatizantes e amigos, que se concetraram no Estádio 11 de Novembo, a sul da capital. 

O grande homenageado do dia, o Camarada Presidente José Eduardo dos Santos, esteve entre os presentes e, animadamente, conviveu com todos, idos da totalidade dos municípios, distritos e bairros de Luanda.   

Trajados de vermelho, amarelo e preto - as cores da Bandeira do MPLA - os participantes fizeram-se transportar por posters com a imagem do Camarada Presidente e com dísticos com os dizeres, por exemplo, “Com Dos Santos, a vitória é mais fácil”; “Engenheiro José Eduardo dos Santos, candidato do povo angolano”, entre muitos outros.

No interior

No interior do estádio, completamente lotado, perfilaram militantes do MPLA, da JMPLA e da OMA, por municípios, grupos religiosos, estudantes de vários níveis, autoridades tradicionais, representantes de organizações não-governamentais, etc. 

Para além das mensagens de apoio, da juventude, das mulheres e da sociedade civil, o vice-presidente do MPLA, camarada Roberto de Almeida, ao usar da palavra, deu a conhecr a decisão tomada pelo Comité Central do Partido, na sua última sessão ordinária, em que aprovou a Lista de Candidatos a Deputados à próxima Legislatura da Assembleia Nacional, na qual José Eduardo dos Santos é o candidato a Presidente da República e Chefe do Executivo.   

Um momento rico de simbolismo foi quando, já no final da etapa política, o Camarada Presidente desceu da Tribuna de Honra e percorreu a pista de tartam do estádio, saudando directamente os manifestantes. A seguir, dirigiu-se para o exterior onde outra multidão o aguardava efusivamente.

No exterior

No exterior do estádio, os comerciantes aproveitaram a oportunidade para montar as suas barracas e roulotes, para que os participantes pudessem beneficiar de comes e bebes e saciarem a sua fome ou sede. 

Um palco foi montado e nele actuaram músicos de renome do music - hall angolano, dos quais o conceituado Matias Damásio, que teve a responsabilidade de cantar o hino de homenagem ao Camarada José Eduardo dos Santos, que é - como diz numa das estrofes – “o candidato do povo angolano”. 

Em verdade crua, o magestoso Estádio 11 de Novembro, que serviu de palco de abertura da Taça Africana das Nações (CAN) em futebol sénior, no ano de 2010, foi muito pequeno para albergar a moldura humana que para lá afluiu.
Isso é demais.

Clique aqui para ver fotos do comício do MPLA em Luanda

Veja todas as notícias