MEMÓRIAS: Comandante Hoji-ya-Henda faleceu há 48 anos

Patrono da juventude angolana, o Camarada José Mendes de Carvalho teria hoje 74 anos de idade.

 

Luanda, 14 ABRIL 16 (5ª FEIRA) - A 14 de Abril de 1968, aos 26 anos de idade, morreu, em combate, nas chanas do leste de Angola, durante a Luta de Libertação Nacional, o Comandante Hoji-ya-Henda (José Mendes de Carvalho), na foto entre crianças, patrono da juventude angolana, “filho querido do povo angolano e combatente heróico do MPLA”.  

Integrado muito jovem nas fileiras do Movimento Popular de Libertação de Angola, o Comandante Hoji-ya-Henda faleceu quando liderava um ataque de guerrilheiros do MPLA, contra o então quartel das tropas coloniais, em Karipande, na província do Moxico.

Naquele dia, cerca das 17 horas, o Comandante Hoji-ya-Henda entendeu que devia passar ao assalto e, levantando-se corajosamente, cortou o arame da vedação do quartel e mandou avançar os guerrilheiros. As suas últimas palavras foram: “Avancem guerrilheiros!”. De seguida, foi atingido, na cabeça, por uma bala.

O seu corpo foi recuperado debaixo de fogo inimigo, transportado e sepultado nas proximidades do Rio Lundoji, perto de Karipande, localidade do actual município do Alto-Zambeze, na província do Moxico.

Como reconhecimento e homenagem ao intrépido Comandante angolano, a 1ª Assembleia do MPLA, da Frente Leste, realizada de 25 a 28 de Agosto de 1968, atribuiu-lhe o título póstumo de “Filho querido do povo angolano e combatente heróico do MPLA”.

Herói Nacional de Angola, ele é o patrono da juventude angolana.

A data da sua morte, o 14 de Abril, é comemorada, todos os anos em Angola, como o DIA DA JUVENTUDE ANGOLANA.

PortalMPLA/AB

Veja todas as notícias