MEMÓRIAS: Presidente Agostinho Neto faleceu há 38 anos

O Fundador da Nação Angolana morreu, por doença, em 10 de Setembro de 1979, aos 56 anos de idade.

 

Luanda, 10 SETEMBRO 17 (DOMINGO) – Assinala-se, neste domingo (10), 38 anos sobre a data do falecimento, por doença, do Camarada Presidente Agostinho Neto, o Fundador da Nação Angolana.

O Presidente Agostinho Neto, que, na altura da sua morte, contava 56 anos de idade, liderou, desde 1962, a Luta de Libertação Nacional, conduzida pelo MPLA, que culminou com a proclamação da República Popular de Angola, em 11 de Novembro de 1975.

Como Chefe de Estado, cargo que acumulava com o de Presidente do MPLA e com o de Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA – então exército nacional único), governou o País durante três anos e 10 meses.

Às 16 horas e 45 minutos do dia 10 de Setembro de 1979, faleceu, num hospital de Moscovo, capital da então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS – hoje Federação da Rússia), durante uma intervenção cirúrgica a que foi submetido, numa malograda tentativa de salvá-lo.

Herói Nacional, o Presidente Agostinho Neto projectou a Revolução Angolana na luta vitoriosa da Humanidade inteira e tornou-se uma bandeira e um caminho a seguir.

(Na foto, com sobas da província de Malanje, norte de Angola, após a proclamação da Independência Nacional).

PortalMPLA/AB

Veja todas as notícias