Militantes do MPLA em Luanda esclarecidos sobre o PIIM

PortalMPLA, 3 AGOSTO 19 (SÁBADO) - O Secretário-Geral do MPLA e Coordenador do Grupo de Acompanhamento do Bureau Político do Partido à Província de Luanda, Camarada Paulo Pombolo, orientou nesta sexta-feira (2), um encontro com os Secretariados Provincial, Municipais, Distritais, da OMA e da JMPLA, no qual foi abordado a preparação e implementação do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

No encontro, realizado no município de Viana, os presentes foram elucidados sobre esta iniciativa do Executivo angolano, com vista a minorar as principais dificuldades que as populações vivem nos 164 municípios, das 18 províncias do país.

Na ocasião, foi explicado que os projectos inscritos no PIIM, embora sejam de iniciativa municipal, no quadro da descentralização administrativa, devem ser devidamente estruturados e preparados de acordo com os pressupostos técnicos, pré concebidos pelo ministério das finanças, evitando-se o esbanjamento, desvios e ilegalidades.

Os militantes foram orientados no sentido de procederem ao acompanhamento e fiscalização das acções inscritas no PIIM, devendo serem os primeiros a denunciarem as irregularidades que possam vir a criar transtornos ou dificultar a materialização com êxito dos projectos.

Outro aspecto abordado foi a Campanha de Moralização da Sociedade, uma iniciativa do MPLA, com o propósito de contribuir na sensibilização dos angolanos para que se abstenham de práticas ou comportamentos ligados a corrupção, nepotismo, bajulação e impunidade, visando a construção de uma mentalidade social mais sadia e comprometida com a ética, a moral e o respeito pela coisa pública.

O Secretário Geral do MPLA, Paulo Pombolo, afirmou que a moralização da sociedade contra as más práticas, não pode ficar pela realização de actividades, mas deve ser transferida no seio familiar, por intermédio de acções positivas, nas igrejas, nos locais de trabalho, nas escolas, tendo vaticinando que “com o apoio dos militantes do MPLA, da OMA e da JMPLA, a sociedade tornar-se-à mais sã”.

A delegação do Camarada, Paulo Pombolo, foi informada sobre a avaliação dos resultados das Assembleias de Balanço e Renovação de Mandato dos Comités de Acção do Partido “CAP”, e do estado de preparação e realização das Conferências de Balanço dos Distritos Urbanos e Municipais.

Sobre a acção das organizações de base, o Camarada Paulo Pombolo, orientou os Comités de Acção a estejam operacionais, devendo, para o efeito, mudarem de actuação e aumentarem o dinamismo. Instou-os a serem mais proactivos e a conhecerem os problemas da zona geopolítica onde estão inseridos, por força do principio da territorialidade.

O Camarada Secretário-Geral orientou maior engajamento e envolvimento de todos os militantes, para que os resultados das acções que o Partido leva a cabo sejam positivas e visíveis. Ainda no concernente a vida interna, foi igualmente abordada a Directiva que orienta a troca de cartão do militante do Partido, processo que vai decorrer de 10 de Dezembro deste ano até 10 de Dezembro de 2020.

Relativamente as organizações sociais do MPLA, o dirigente orientou a JMPLA imprimir maior dinamismo e a melhor estratégia de actuação, face aos novos desafios. Sobre a organização feminina, enalteceu o dinamismo da OMA, exortando-a a continuar na mesma senda.

Integraram a delegação do Secretário-Geral do MPLA, os membros do Secretáriado do Bureau Político, nomeadamente os camaradas Salomão Xirimbimbi, Secretário para a Política Económica, Diógenes de Oliveira, Secretário para a Administração e Finanças, Virgílio de Fontes Pereira “Gigi”, Secretário para a Reforma do Estado, Administração Pública e Autarquias, Yolanda dos Santos, Secretária para a Política Social.

LN/CF

Veja todas as notícias