MPLA e Internacional Socialista analisam conflitos em África

O encontro decorreu, na tarde de terça-feira (14), na Sede Nacional do Partido, em Luanda.

 

Luanda, 15 JANEIRO 14 - A instabilidade política e militar, reinante nalguns países africanos, foi analisada, na tarde de terça-feira (14), na Sede Nacional do MPLA, em Luanda, durante um encontro entre o vice-presidente do Partido, camarada Roberto de Almeida e o secretário-geral da Internacional Socialista, Luis Ayala.

No final do encontro, Roberto de Almeida disse à Imprensa: “Fizemos uma avaliação dos conflitos actuais em África, sobretudo o papel que a IS tem desempenhado em busca de soluções para os vários problemas no continente, como foi o caso do Malí, do Egipto, do Níger e a situação nos Grandes Lagos”.

Segundo o dirigente angolano, o papel que a IS tem desempenhado prende-se com a aproximação das partes em conflito, mediante a promoção de negociações, de maneira a persuadir os contendores a privilegiarem as soluções pacíficas.

Acrescentou que Angola, na qualidade de membro da organização, também tem dado a sua contribuição nesse sentido, motivo da vinda ao país do secretário-geral da IS, para trocar impressões e conhecer as perspectivas de trabalho da Organização, para 2014.

A delegação do MPLA, a esse encontro, integrou os seguintes camaradas: Julião Mateus Paulo “Dino Matrosse”, secretário-geral do Partido; Afonso Van-Dúnem “Mbinda”, secretário do Bureau Político para as Relações Internacionais; João Martins “Jú”, secretário do BP para os Assuntos Políticos e Eleitorais; Manuel Nunes Júnior, secretário do BP para a Política Económica e Social.

Fizeram parte dela, ainda, os camaradas Pedro Chaves, director do Departamento de Relações Internacionais do Comité Central e João Neto “Jané”, chefe de Divisão do mesmo.   

PortalMPLA/AB

Veja todas as notícias