MPLA no Parlamento: Deputada aborda prática migratória angolana em Genebra

A camarada Carolina Cerqueira, na foto, discursou, segunda-feira (19), em Genebra, Suíça, na 133ª Assembleia da União Interparlamentar.

 

Genebra, 20 OUTUBRO 15 (3ª FEIRA) - A deputada do MPLA camarada Carolina Cerqueira, na foto, afirmou, segunda-feira (19), em Genebra, Suíça, que a Assembleia Nacional angolana tem dado um tratamento particular às questões de migração, uma vez que Angola conheceu um grande êxodo de cidadãos seus, sobretudo para os países vizinhos, por causa da guerra, que terminou há 13 anos.

A parlamentar angolana, presidente do Grupo Nacional de Acompanhamento à União Interparlamentar, discursava na sua 133ª Assembleia, que decorre, desde sábado último, na capital helvética da diplomacia, sob o tema “Migrações mais justas, mais sensatas e mais humanas: um imperativo económico e moral”.

Carolina Cerqueira, que encabeça uma delegação da Assembleia Nacional àquele evento, destacou a pertinência do tema, pois, segundo referiu, desperta, nos parlamentares de todos os continentes, a responsabilidade de promover a defesa dos direitos humanos e cumprir com as obrigações internacionais sobre a matéria.

Ainda na sua intervenção, a deputada informou que 523 mil e 318 cidadãos angolanos já regressaram ao país, vindos do exterior, depois da conquista da paz definitiva, no ano de 2002 e que o Governo está a executar um vasto programa de investimento, em recursos humanos, financeiros e materiais, para a regularização, inserção e integração daqueles que se encontram em idade produtiva e motivados para uma participação socialmente activa.

PortalMPLA/AB

Veja todas as notícias