MPLA: Notas biográficas do novo Presidente

O Camarada João Lourenço é o 5.º líder na história do Partido, desde 1956.

 

PortalMPLA, 08 SETEMBRO 18 (SÁBADO) - O Camarada João Lourenço, de 64 anos de idade, que no sábado (08) assumiu a liderança do MPLA, juntou-se à luta de libertação nacional de Angola, em Agosto de 1974, na República do Congo-Brazzaville.

Em 1983, foi nomeado comissário provincial (governador) do Moxico e presidente do Conselho Militar Regional da 3ª Região Político-Militar.

Em 1986, foi eleito primeiro-secretário do Comité Provincial de Benguela do MPLA e nomeado comissário provincial (governador) de Benguela.

Em 1989, foi nomeado chefe da Direcção Política Nacional das FAPLA (Forças Armadas Populares de Libertação de Angola), então exército nacional único.

Em 1991, foi eleito secretário do Bureau Político do MPLA para a Informação. Cumulativamente, no período que vai até 1998, desempenhou as funções de secretário do Bureau Político do MPLA para a Esfera Económica e Social e, posteriormente, as de presidente do Grupo Parlamentar do Partido.

Em 1998, foi eleito secretário-geral do MPLA e, cumulativamente, desempenhou as funções de presidente da Comissão Constitucional da Assembleia Nacional de Angola.

Em 2003, foi eleito primeiro vice-presidente da Assembleia Nacional.

Em Agosto de 2016, foi eleito vice-presidente do MPLA.

Em 26 de Setembro de 2017, foi empossado ao cargo de Presidente da República de Angola, depois de vencer, nas Eleições Gerais, de Agosto do mesmo ano, a disputa presidencial.

Ele é o 5.º quinto Presidente do glorioso MPLA, depois de, pela ordem, Ilídio Machado, Mário Pinto de Andrade, Agostinho Neto e José Eduardo dos Santos.

/AB

Foto: DDS

Veja todas as notícias