MPLA recebe solidariedade do Brasil à sua agenda política para Angola

A vice-presidente, camarada Luísa Damião, recebeu em audiência, nesta 3ª feira (12), em Luanda, o embaixador Paulino Neto.  

 PortalMPLA, 12 FEVEREIRO 19 (3ª FEIRA) – A vice-presidente do MPLA, camarada Luísa Damião, recebeu em audiência, nesta 3ª feira (12), na Sede Nacional do Partido, em Luanda, o embaixador da República Federativa do Brasil, Paulino de Carvalho Neto, de quem ouviu palavras de solidariedade do seu país para com Angola.

À saída do encontro, o diplomata brasileiro revelou que apresentou cumprimentos de cortesia à vice-presidente do Partido e que transmitiu uma mensagem de solidariedade do seu Governo, para um eventual apoio em assuntos constantes na Agenda Política do MPLA, nomeadamente a preparação e realização das 1.ªs Eleições Autárquicas em Angola, previstas para 2020, tendo em conta a experiência acumulada do Brasil, neste domínio.

“Angola prevê realizar eleições autárquicas, que nós, no Brasil, chamamos de eleições municipais. Tendo em conta a nossa experiência, estamos dispostos a ajudar nesse processo”, declarou.  

Participou no encontro, o secretário do Bureau Político do MPLA para as Relações Internacionais, camarada Pedro Chaves.

O Brasil, primeiro país a reconhecer a Independência de Angola, em 11 de Novembro de 1975, é uma República Federativa Presidencialista.

República, porque o Chefe de Estado é electivo e temporário. Federativa, porque os Estados são dotados de autonomia política. Presidencialista, porque ambas as funções, de Chefe de Estado e de Chefe de Governo, são exercidas pelo Presidente da República.

Angola é uma República com um sistema político Presidencialista/Parlamentar. A eleição do Presidente da República e dos deputados à Assembleia Nacional, por sufrágio universal, é realizada no contexto das Eleições Gerais.

O Presidente da República, cabeça-de-lista do Partido mais votado, é, simultaneamente, o Chefe de Estado e o Titular do Poder Executivo, coadjuvado por um vice-presidente.

/www.mpla.ao

/MF/AB

/Foto: DG

Veja todas as notícias