MPLA reitera solidariedade para com a luta do povo saharaui

Delegação do aparelho central participou, recentemente em Argel, na 6ª Conferência Internacional sobre o Direito dos Povos à Resistência.

PortalMPLA, 09 ABRIL 18 (2ª FEIRA) - Uma delegação do MPLA participou, nos dias 30 e 31 de Março último, na cidade de Argel, capital da Argélia, na 6ª Conferência Internacional sobre o Direito dos Povos à Resistência, o “Caso do Povo Saharaui”.

A comitiva foi chefiada pelo director do Departamento de Relações Internacionais do Comité Central do MPLA, camarada Pedro Chaves, membro do CC (na foto, ao centro) e integrou o respectivo chefe de Divisão África e Médio Oriente, camarada Maquento Lopes.

Na conferência, Pedro Chaves apresentou uma mensagem de solidariedade da Direcção do Partido para com a luta do povo saharaui, liderado pela Frente POLISÁRIO, pela sua autodeterminação, independentemente de eventuais relações de cooperação que venha a estabelecer com partidos políticos do Reino do Marrocos, que, desde 1976, ocupa ilegalmente a República Árabe Saharaui Democrática (RASD).

À margem da sua participação na conferência, a delegação angolana foi recebida em audiência pelo Secretário-Geral da Frente POLISÁRIO e Presidente da RASD, Brahimi Gali, juntamente com as demais delegações africanas presentes no evento.

No final da conferência, os participantes endereçaram uma mensagem ao Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, a quem solicitaram a realização urgente do referendo de autodeterminação do povo saharaui, em conformidade com as pertinentes resoluções da ONU e da União Africana.

/ML/AB

Foto: Arquivo

Veja todas as notícias