MPLA saúda 04 de Fevereiro com “Sarau Cultural Vozes da Liberdade”

O acto cultural inicia às 17H00M desta 5ª feira (21), no Memorial Dr. António Agostinho Neto, em Luanda.

PortalMPLA, 21 FEVEREIRO 19 (5ª FEIRA) – No âmbito das festividades do 58.º aniversário do início da Luta Armada de Libertação Nacional de Angola, assinalado a quatro de Fevereiro corrente, a Direcção do MPLA leva a efeito, a partir das 17H00M desta 5ª feira (21), no Memorial Dr. António Agostinho Neto, em Luanda, um Sarau Cultural, denominado Vozes da Liberdade.

O sarau comportará dois momentos, sendo o primeiro o da inauguração de uma exposição sob o título “a textura na arte lírica de Manguxi” (do nome de Agostinho Neto, em kimbundu), de autoria do designer e artista plástico Paulo Airosa e o segundo, preenchido por músicas de intervenção dos anos da proclamação da Independência Nacional e por declamação de poesia.

A exposição visa homenagear, também, o Fundador da Nação, o saudoso Camarada Presidente Agostinho Neto, Herói Nacional, pelo seu grande contributo à cultura angolana e, evidentemente, o 04 de Fevereiro, data de grande relevância histórica para Angola, por ter marcado, em 1961, o início da Luta Armada de Libertação Nacional.

No leque das vozes da liberdade de hoje, constam os artistas Fató, com as músicas “tua kua divua” e “homenagem aos heróis tombados”, Carlos Lamartine (Etu tua ana ngola, Zuatenu Milele e Congresso), Santocas (Valódia, Deolinda e Angola), Santos Júnior (Athu mu njila e Estrangeiro) e Mirol, com “A independência está chegando”.

A finalizar, Ângelo Reis, o apelidado Poeta dos Pés Descalços, vai declamar o poema “O içar da bandeira”, de Agostinho Neto e o guitarrista Tedy e sua banda vão exibir dois temas de música instrumental, “Benguela libertada” e “Solo do Maqui”.

O “Sarau Cultural Vozes da Liberdade” é uma produção e realização do Secretariado do Bureau Político do MPLA, sob a Direcção Artística do Departamento de Informação e Propaganda (DIP) do Comité Central.

/www.mpla.ao

/AB

Veja todas as notícias