NORBERTO GARCIA: Preparação dos autarcas deve ser bem-feita

O secretário do BP para a Informação apresentou, sábado (03), no Cuando-Cubango, a Agenda Política do MPLA para 2018.

PortalMPLA, 05 MARÇO 18 (2ª FEIRA) – O secretário do Bureau Político do MPLA para a Informação, camarada Norberto Garcia, na foto, declarou, sábado (03), na cidade de Menongue, que o Partido vai fazer uma reflexão profunda sobre como vai preparar-se para as eleições autárquicas e definir qual será o perfil dos seus candidatos em cada um dos municípios.

Aquele dirigente, que apresentava, na província do Cuando-Cubango, a Agenda Política do MPLA para o ano 2018, afirmou que a preparação dos autarcas e dos líderes das comunidades deve ser bem-feita, pelo que, nesse contexto, torna-se necessário explicar qual é a base ideológica do Partido, porquanto devem ser pessoas que gozem, de facto, de popularidade e respeito e sirva de exemplo, em função do seu comportamento, num determinado município.

Segundo suas palavras, o MPLA encara este desafio com grande responsabilidade, na selecção dos militantes que irão concorrer nas eleições autárquicas, tendo indicado que o Partido dispõe já, por exemplo, de documentos reitores sobre como se deve olhar para a vigilância comunitária, no sentido de trabalhar sobre a questão da criminalidade e a vida geral das comunidades.

Nos termos da Constituição da República de Angola, as autarquias locais organizam-se nos municípios. No entanto, tendo em conta as especificidades culturais, históricas e o grau de desenvolvimento, podem ser constituídas autarquias de nível supramunicipal. Nas Eleições Gerais de 23 de Agosto de 2017, o MPLA venceu por 4/1 no Círculo Provincial do Cuando-Cubango, sudoeste de Angola, com 73,10 por cento, dos 111 mil e 268 votos válidos, cabendo-lhe, por isso, quatro dos cinco assentos parlamentares locais.

/AB

Veja todas as notícias