OMA: Comunicado Final da 2ª Reunião Extraordinária

O Comité Nacional da organização feminina do MPLA convocou, no dia 29 de Junho, o seu convocou 6º Congresso Ordinário para Março de 2016.

 

Luanda, 03 JULHO 15 (6ª FEIRA) – “Sob a presidência da Camarada LUZIA PEREIRA DE SOUSA INGLÊS VAN-DÚNEM ”INGA”, membro do Bureau Político do Comité Central do MPLA e Secretária-Geral da OMA, o Comité Nacional da OMA esteve reunido na sua II Reunião Extraordinária, no dia 29 de Junho de 2015, no Complexo Turístico Futungo II, em Luanda.

Acompanhou os trabalhos, o Camarada Jorge Inocêncio Dombolo, Secretário do Bureau Político do Comité Central do MPLA para a Organização e Mobilização e Coordenador do Grupo de Apoio à OMA.

Participaram na reunião a maioria dos seus membros.

Ao abrigo do Artigo 61º, ponto 3 dos Estatutos da OMA, participaram, igualmente, da reunião os membros do Conselho de Honra.

Como convidadas, participaram ainda cinco secretárias provinciais adjuntas da OMA, não membros do Comité Nacional.

A II Reunião Ordinária do Comité Nacional da OMA rendeu uma sentida homenagem à Camarada CONSTÂNCIA DA COSTA CARNEIRO, membro do Conselho de Honra, falecida a 01 de Junho de 2015.

Ao proferir o discurso de abertura, a Camarada Secretária-Geral chamou a atenção, para os seguintes regulamentos:

Regulamento da Comissão Nacional Preparatória do 6º Congresso Ordinário da OMA;

Regulamento Eleitoral da Organização da Mulher Angolana; 

Regulamento do Processo das Assembleias de Balanço e Renovação de Mandatos da OMA.

A Camarada Secretária-Geral sublinhou a importância dos princípios e critérios a adoptar para a renovação e continuidade, com particular incidência para a incorporação da jovem mulher.

Reiterou a necessidade de continuar a trilhar os caminhos da unidade, organização, disciplina, conhecimento e inovação, para que a nossa organização esteja cada vez mais fortalecida, em torno dos propósitos do nosso Partido, liderado pelo Camarada Presidente José Eduardo dos Santos.

Recordou às mulheres, como educadoras por excelência, que devem continuar a moralizar a nossa sociedade, fazendo prevalecer os princípios que dignificam a nossa cultura e desenvolver um papel activo no resgate dos valores patrióticos, cívicos, éticos e morais.

A Secretária-Geral, referiu-se ao fenómeno designado “MATA AULA”, que em nada contribui para uma formação adequada dos nossos filhos.

Apelou à mobilização e participação activa das militantes da OMA e das mulheres, em geral, para mobilizarem-se em torno do MPLA e do Camarada Presidente José Eduardo dos Santos, na promoção do patriotismo, na consolidação da paz, na defesa da democracia, tolerância, bem como no desenvolvimento de Angola.

A Camarada Secretária-Geral convidou todas as mulheres a trabalharem com afinco no processo preparatório do 6º Congresso e tudo fazerem para que este magno evento corresponda às expectativas das mulheres angolanas.

Por último, a Camarada Secretária-Geral da OMA apelou, também, a todas as mulheres a participarem activamente nas comemorações dos 40 anos da Independência de Angola.

A II Reunião Extraordinária do Comité Nacional da OMA procedeu à discussão, análise e aprovação dos documentos reitores do 6º Congresso Ordinário da OMA, que se realizará em Luanda, de 2 a 4 de Março de 2016:   

1) Síntese sobre os principais documentos preparatórios do 6º Congresso Ordinário da OMA; 

2) Resolução sobre a Realização do 6º Congresso Ordinário da OMA; 

3) Convocatória; 

4) Regulamento da Comissão Nacional Preparatória do 6º Congresso Ordinário DA OMA;

5) Regulamento Eleitoral da Organização da Mulher Angolana OMA; (já foi aprovado na V Reunião do Comité Nacional de 13 de Dezembro de 2013);

6)   Regulamento do Processo das Assembleias de Balanço e Renovação de Mandato da OMA;

7)   Cronograma de Tarefas Relativas ao 6º Congresso Ordinário da OMA;

8)   Proposta da Composição da Comissão Nacional Preparatória do 6º Congresso Ordinário da OMA;

9)   Lema do 6º Congresso Ordinário da OMA.

O Lema do 6º Congresso Ordinário da OMA, aprovado superiormente é seguinte: “MULHER ANGOLANA: FIRME PELA IGUALDADE E BEM-ESTAR SOCIAL”.

10) Logótipo do 6º Congresso Ordinário da OMA;

11) Projecto de Resolução nº 9 sobre o Princípio da Renovação e Continuidade nos Órgãos e Organismos da OMA;

12) Projecto de Resolução nº 10 sobre a Composição Numérica dos Comités de Base, Comunal, Municipal, Provincial e Nacional;

13) Orçamento;

14) Projecto de Linhas de Força de Ajustamento dos Estatutos;

15) Projecto de Linhas de Força de Actualização do Programa de Acção;

16) Projecto de Linhas de Força de Teses;

17) Tabela das delegadas ao 6º Congresso Ordinário da OMA;

18) Lista das convidadas estrangeiras que participarão no 6º Congresso Ordinário da OMA.

A reunião aprovou o Logótipo e o Lema do 6º Congresso Ordinário da OMA, “MULHER ANGOLANA: FIRME PELA IGUALDADE E BEM ESTAR SOCIAL”.

O Comité Nacional submeteu a um estudo mais profundo, para posteriormente remeter à superior decisão do Partido, os projectos de Resolução nº 9 sobre o Princípio da Renovação e Continuidade nos Órgãos e Organismos da OMA e a Resolução nº10 sobre a Composição Numérica dos Comités de Base, Comunal, Municipal, Provincial e Nacional.

O Comité Nacional aprovou três importantes teses para o 6º Congresso, consubstanciando-se nas estratégias para Uma Maior Inclusão da Mulher Rural e o Desenvolvimento Comunitário; A Família e a Igualdade do Género; o Resgate dos Valores Patrióticos Éticos, Cívicos Culturais e Morais; A Conquista e os Desafios das Mulheres nos 40 anos de Independência de Angola.

Os membros do Comité Nacional da OMA aprovaram uma Moção de Apoio ao Camarada José Eduardo dos Santos, Presidente do MPLA e da República de Angola, pelo seu alto sentido patriótico e de Estado, empenho e dedicação como tem conduzido os destinos do País;

O Comité Nacional aprovou uma Moção de Agradecimento a todos que contribuíram para a realização com êxito da reunião.

Finalmente o Comité Nacional convocou o 6º Congresso da OMA de 02 a 05 de Março de 2016, a realizar-se em Luanda, no Centro de Conferência de Belas, sob o lema “MULHER ANGOLANA, FIRME PELA IGUALDADE E BEM-ESTAR SOCIAL”.

A sessão de enceramento foi presidida pelo Camarada Jorge Inocêncio Dombolo, membro do Bureau Político do Comité Central do MPLA para Organização e Mobilização e Coordenador do Grupo de Apoio à OMA.

Luanda, 29 de Maio de 2015.

O Comité Nacional da OMA”.

PortalMPLA/Sede Nacional do Partido

Foto: Arquivo

Veja todas as notícias