OMA realiza feira para saudar o dia da mulher africana

PortalMPLA, 29 Julho 19 (2ª FEIRA) - O Comité Provincial da OMA de Luanda e o Comité de Especialidade do MPLA de médicos realizaram, nesta quarta-feira (31), uma Feira de Solidariedade da Mulher Africana, no pavilhão adjacente ao supermercado Kero, no Município de Viana, em Luanda.

A actividade, que contou com a presença de convidadas de diversos extractos sociais e países, insere-se no âmbito das Jornadas da Mulher Africana, comemoradas anualmente para assinalar o 31 de Julho, data dedicada as mulheres do continente.

A Feira de Solidariedade da Mulher Africana, que contou igualmente com a participação de homens, constituiu-se num momento de reflexão sobre a participação e empenho da população feminina no combate a pobreza e no desenvolvimento dos seus países.

O certame contou com a exposição de vários produtos entre alimentares, agropecuários, vestuário, artesanato e outros que demonstram, de forma clara, a veia empreendedora das mulheres e os seus esforços na busca de subsistência para as suas famílias.

Os produtos expostos foram comercializados e adquiridos pelos visitantes. Este ano, sob orientação da Organização Pan-Africana das Mulheres (OPM), as comemorações do 31 de Julho decorrem sob o lema “ Aumentar a Solidariedade com as Mulheres Refugiadas, Deslocadas, Promovendo os seus Direitos e das suas Famílias”.

A camarada Eulália Rocha, Secretária Provincial da OMA de Luanda, na sua intervenção, em relação ao lema, defendeu que “é necessário aumentar a solidariedade e a hospitalidade que os refugiados buscam nos países de acolhimento, que passa pela segurança e protecção, que não encontram nos seus países de origem”.

O 31 de Julho foi consagrado a Mulher Africana desde 1962, numa conferência em Dar-Er-Salaam (Tanzânia), com o objectivo de criar um órgão de mulheres para incentivar a participação feminina na luta pela independência dos seus países.

Numa primeira fase, o fórum denominou-se de Organização Pan-Africana das Mulheres (OPM), do qual a OMA é membro fundador, assumindo, neste momento, o cargo de vice-presidência.

/LN/CF

Veja todas as notícias