OPINIÃO: João Lourenço está pronto para encarar os desafios da nova Angola

Artigo de: Eduardo Magalhães, jornalista/jurista.


Luanda, 07 FEVEREIRO 17 (3ª FEIRA) – Logo anunciada, na voz do Presidente José Eduardo dos Santos, a indicação, pelo Comité Central do MPLA, de João Lourenço, como Cabeça-de-Lista do Partido às Eleições Gerais deste ano, iniciavam-se as, sempre precipitadas, análises sobre as “prováveis consequências dessa escolha”.
Antes de tudo, é necessário destacar que Angola é um país jovem e que a sua  democracia é ainda muito mais.

Acreditar que a chegada de João Lourenço à magistratura máxima da Nação, após criteriosa avaliação, signifique uma mudança profunda na condução do país é um erro.

Angola é um país rico, em recursos naturais e minerais e tem sido, há décadas, objecto de cobiça de grupos internacionais.

João Lourenço é um militar exemplar, rigoroso, determinado e que persegue os objectivos traçados. Defender a soberania nacional e assegurar a ordem interna são factores inseparáveis da liderança da nossa Nação.

Homem de confiança do Presidente José Eduardo Santos e que há muito vem sendo preparado para essa função, João Lourenço é, também, um dirigente com capacidade de promover pontes de  diálogo e consensos, entre camadas heterogéneas da sociedade angolana.

A estrutura partidária do MPLA o credencia como o mais forte nome ao cargo de Presidente da República e a própria lastro pessoal ratifica esta expectativa.

Inquéritos e sondagens, sem base científica alguma, têm circulado nas redes sociais. Análises diversas foram feitas em diferentes órgãos de imprensa, mas o factor de grande relevância que tem sido ignorado é que o Camarada Presidente José Eduardo dos Santos teve tempo e sabedoria suficientes para fazer essa indicação.

O povo angolano conhece a história do seu próprio país. É do conhecimento de todos que a destruição das estruturas, após 30 anos de guerra, jamais teria uma solução imediata.

O Cabeça-de-Lista do MPLA para as Eleições Gerais de 2017, João Lourenço, está ciente dos desafios que se avizinham. Determinado que é, saberá como preencher as verdadeiras expectativas, criadas a partir do anúncio do seu nome, feito pelo Presidente José Eduardo dos Santos.

PortalMPLA/EM/AB

Veja todas as notícias