PAIGC distingue camarada Brito Sozinho com “Medalha Amílcar Cabral”

Outorga ao militante do MPLA e ex-embaixador na Guiné-Bissau decorreu 2ª feira (05), no final do 9.º Congresso do partido libertador bissau-guineense.  

 

PortalMPLA, 06 FEVEREIRO 18 (3ª FEIRA) – O camarada Brito Sozinho, militante do MPLA, combatente da Luta de Libertação Nacional e ex-embaixador de Angola na Guiné-Bissau, de 2007 a 2011, na foto, foi condecorado, segunda-feira (05), na cidade de Bissau, com a “Medalha Amílcar Cabral”, a mais alta distinção do PAIGC.

A medalha foi-lhe atribuída no final do 9.º Congresso Ordinário do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde, pelo seu contributo à luta pela liberdade e justiça social dos povos angolano e bissau-guineense e ao estreitamento contínuo das relações de amizade e de cooperação entre o MPLA e o PAIGC.  

Na ocasião, Brito Sozinho realçou que se considera, também, um militante do PAIGC, em função da convivência, durante muitos anos, com os membros desse partido libertador da Guiné-Bissau, no qual, ainda durante o período da luta comum pela independência do jugo colonial português, chegou a ser professor da sua Escola Piloto, na Guiné-Conakry.

Presenciou a cerimónia de outorga da medalha, o secretário do Bureau Político do MPLA para as Relações Internacionais, camarada Julião Mateus Paulo “Dino Matrosse”, que encabeçou a delegação do Partido ao 9.º Congresso do PAIGC, que decorreu na capital guineense, de 31 de Janeiro a cinco de Fevereiro.

Brito Sozinho é o actual embaixador extraordinário e plenipotenciário da República de Angola em Moçambique.

EMB/AB

Veja todas as notícias