Parteiras Tradicionais Formadas no Bengo

PortalMPLA,22 AGOSTO 19 (5ª FEIRA) – Arrancou na passada terça-feira, 20, em Caxito, o ciclo de formação às Parteiras Tradicionais na Província do Bengo.

Numa iniciativa do Comité Provincial da OMA do Bengo, o acto foi aberto pela Camarada Josefa José, Membro do Secretariado da Comissão Executivo e Secretária do DAPEES do CPP, em representação da Camarada Mara Quiosa, Membro do BP do CC do MPLA e Primeira Secretária Provincial do Bengo.

Na sua intervenção, a Camarada Josefa José, enalteceu a iniciativa do Comité Provincial da OMA pelo facto do grande papel que tem a Parteira Tradicional nas comunidades que é, o de trazer um ser ao Mundo.

"As Parteira Tradicionais precisam de ser dotadas de princípios de assistência antes, durante e depois do parto", enfatizou a Camarada Josefa José.

A Camarada Josefa José lembrou ainda aos presentes que, este ciclo de formação combina com a grande campanha levada a cabo pela 1ª Dama da República Drª Ana Dias Lourenço, denominada "NASCER LIVRE PARA BRILHAR".

Daí a razão das Parteiras Tradicionais serem bem formadas e poderem encaminhar às grávidas aos postos ou Centros de Saúde mais próximos.

De salientar que, o ciclo de formação vai decorrer de 20 a 23 de Agosto do corrente ano em todos os municípios da Província, sob o lema: “CAPACITAR AS MULHERES, PARA POTENCIAR A SAÚDE REPRODUTIVA NAS COMUNIDADES” .

//DIP BENGO

/www.mpla.ao

Veja todas as notícias