SÁBADOS ACADÉMICOS: Finalíssima a 24 de Novembro em Luanda

Entrevista com coordenador do Grupo Técnico Nacional, camarada Aleixo Nianga.

 PortalMPLA, 08 NOVEMBRO 18 (5ª FEIRA) - A JMPLA, organização juvenil do MPLA, está apostada em contribuir para a melhoria da qualidade do ensino em Angola, com a realização do concurso Sábados Académicos, que já vai na sua 9ª edição.

O PortalMPLA abordou, nesta quinta-feira (08), o coordenador do respectivo Grupo Técnico Nacional, camarada Aleixo Nianga, membro do Secretariado Nacional da JMPLA, que apontou a promoção da excelência, do mérito e do patriotismo como os principais objectivos do concurso.

PortalMPLA: Em que fase está o concurso Sábados Académicos?

Aleixo Nianga: O concurso, que teve início no dia 22 de Setembro, com o acto nacional de abertura, na província de Cabinda, concluiu, a três de Novembro corrente, a fase provincial, estando agora a ser preparada a fase nacional – a finalíssima -, que terá lugar a 24 de Novembro.

PortalMPLA: Quais os resultados alcançados até ao momento?

AN: Os resultados são bastante positivos, sendo que, nos termos do Regulamento do Concurso, foram apurados os 90 estudantes, que irão concorrer na fase nacional, sendo cinco os melhores estudantes de cada província do País, apurados na fase provincial.

PortalMPLA: Tem havido muita aderência aos concursos?

AN: Sim. Felizmente, tem havido muita aderência e para assegurar maior transparência e credibilidade ao concurso Sábados Académicos, a Comissão Nacional Preparatória, coordenada pelo primeiro-secretário nacional da JMPLA, camarada Sérgio Rescova, tem permitido que os actos tenham audiência do público. Dito de outro modo, vários são os estudantes e outras pessoas interessadas que acorrem aos recintos onde temos realizado o concurso, incluído professores e encarregados de educação, que, de modo muito intenso, também o vivem.

PortalMPLA: Em termos de género, há maior participação masculina ou feminina?

AN: Temos assistido a uma maior participação masculina. Todavia e por mérito, muitas meninas têm participado e venceram nas distintas fases. É assim que teremos muitas jovens a concorrerem na fase nacional.

PortalMPLA: Sente que estão a ser atingidos os objectivos preconizados pela JMPLA?

AN: Felizmente e com o apoio incondicional de várias individualidades, a JMPLA tem conseguido materializar a sua realização. E já é o maior concurso académico em Angola. A JMPLA vive, sobretudo, do apoio e da quotização dos seus militantes, que são investidos também para a sua realização.

PortalMPLA: O que se espera desses concursos?

AN: A JMPLA espera que esse esforço se traduza no nosso contributo para a melhoria da qualidade do ensino em Angola, sendo certo que os principais objectivos são a promoção da excelência, do mérito e do patriotismo, através da criação de espaços de competição académica salutar entre jovens estudantes.

PortalMPLA: Quais serão os próximos passos?

AN: Neste momento, a Comissão Nacional está a criar as condições para realizar, com sucesso, a fase nacional - a finalíssima - da 9ª edição do concurso Sábados Académicos 2018, que terá lugar no dia 24 de Novembro, em Luanda, com a participação de 90 estudantes de todo o País.

PortalMPLA: Uma mensagem para a juventude...

AN: A juventude deve apostar, cada vez mais, na sua formação multifacetada, tendo em conta as possibilidades e habilidades de cada um. Se um jovem não tem possibilidade de frequentar o ensino superior, por exemplo, existe uma solução que dá acesso à empregabilidade, que é a formação técnico-profissional ou outra, ligada ao empreendedorismo. Os jovens devem evitar o uso excessivo de bebidas alcoólicas e o consumo de drogas. Devem aproveitar os tempos livres para prática do desporto, da leitura e de outras actividades lúdicas, que engrandecem, de forma concreta, o indivíduo. Angola tem talentos e o concurso Sábados Académicos está a provar isso mesmo.

/ER/AB

 

Veja todas as notícias