SÉRGIO RESCOVA: Cuito-Cuanavale deve constar nos currículos académicos

O 1.º secretário nacional da JMPLA chamou de complexos, 2ª feira (26), em Menongue, os desafios da actualidade.

 

PortalMPLA, 27 MARÇO 18 (3ª FEIRA) – O primeiro-secretário nacional da JMPLA, camarada Sérgio Rescova, na foto, sugeriu que o relato da Batalha do Cuito-Cuanavale deva fazer parte dos currículos escolares de Angola.

Aquele dirigente, membro do Bureau Político do MPLA, fez essa declaração na província do Cuando-Cubango, no quadro das celebrações do 30.º aniversário da vitória das FAPLA (Forças Armadas Populares de Libertação de Angola - então exército nacional único) sobre o exército agressor da então racista África do Sul, assinalado sexta-feira, 23.

A derrota do exército sul-africano, a 23 de Março de 1988, obrigou o seu regime a aceitar as conversações quadripartidas, que envolveu, para além de si próprio, os governos de Angola, de Cuba e dos Estados Unidos da América, que levaram à assinatura do Acordo de Nova Iorque e, consequentemente, à independência da Namíbia, à libertação de Nelson Mandela e ao fim do regime do apartheid.

Noutro ponto das suas declarações, Sérgio Rescova assinalou que os desafios que Angola enfrenta actualmente são complexos, mas a vencer, nomeadamente nos domínios da saúde, da educação e do emprego, entre outros vitais.

/JC/AB

 

Veja todas as notícias