VP DO MPLA: Homenagem aos Heróis da Batalha do Kifangondo

Vice-Presidente,Camarada Luísa Damião depositou uma coroa de flores no monumento aos Heróis do Kifangondo, localizado no município de Cacuaco, cerca de 18 quilómetros a norte de Luanda .

PortalMPLA, 15 NOVEMBRO 19 (6ª FEIRA) - A Vice-Presidente do MPLA, Camarada Luísa Damião, participou esta sexta-feira, (15 ) no Marco Histórico do Kifangondo em Luanda, numa cerimónia que visou homenagear os antigos combatentes, que deram o melhor de si na árdua luta de libertação nacional contra o colonialismo português e na defesa da independência.

Depois da recepção dos militantes e simpatizantes presentes no local, Luísa Damião depositou uma coroa de flores no monumento aos Heróis do Kifangondo, localizado no município de Cacuaco, cerca de 18 quilómetros a norte de Luanda .

A dirigente acompanhada dos membros do Secretariado do Bureau Político, seguiu para a sala de exposições do Memorial, onde recebeu explicações sobre o local que foi palco de uma das mais importantes batalhas ocorridas em vésperas da Independência Nacional, a 11 de Novembro de 1975, quando forças mercenárias coligadas procuraram chegar a Luanda.

A Vice-Presidente assinou o Livro de Honra aos combatentes da Batalha do Kifangondo em que subscreveu , "Honra e glória aos valorosos. Rendamos homenagem a estes combatentes pela heróica bravura, pela qual foi possível proclamar a Independência de Angola". Durante o encontro que manteve com os veteranos da Batalha de Kifangondo e a nova geração, Luísa Damião enalteceu a entrega dos compatriotas que travaram o ímpeto do inimigo, que tencionava tomar de assalto a capital do país, para boicotar a proclamação da Independência.

O acto teve como objectivo propiciar uma interação com os veteranos e a nova geração sobre a Batalha de Kifangondo, ocorrida em 9 de Novembro de 1975.

O director do Marco Histórico do Kifangondo, Elísio Rodrigues disse que a Batalha de Kifangondo foi decisiva para a proclamação da Independência de Angola pelo primeiro Presidente, António Agostinho Neto, no dia 11 de Novembro de 1975.

A actividade foi realizada no âmbito da jornada comemorativa do 11 de Novembro, data que marca este ano a passagem do 44º aniversário da Independência Nacional.

NJ/HT

FOTO: DG

/www.mpla.ao

Veja todas as notícias